sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Off topic: importadores de carros, mais um infame capítulo do lucro Brasil

Totalmente Off topic.
Na Quatro rodas de novembro último:


Resumindo o drama: com o aumento do IPI sobre importados, o preço teria que aumentar 28% caso fosse integralmente repassado ao consumidor. Ocorre que aumentou bem menos que isso, indicando uma margem de lucro anterior obscena.

Um exemplo citado é o VW Tiguan, que custava 101k antes e passou p/ 110k, deveria ter ido a 129k. De onde saíram esses 18k de diferença?? É claro que eles continuam tendo lucro senão saíam da brincadeira, porém tinha MAIS DE 18% de lucro antes...

O que eu não entendo é como se sustenta uma margem tão grande num mercado competitivo, com dezenas de marcas entre nacionais e importados. Cartel? Entre tantos players? Difícil. Porque raios nenhum deles diminui a margem p/ esmagar a concorrência?

E isso foi com os importados, imagina os nacionais! Lembrando que chineses e coreanos, pagando Imposto de Importação e vindo do outro lado do mundo chegam aqui a preços competitivos aos nacionais. O argumento de "mão de obra muito barata" até é válido para os chineses, mas não os coreanos (acredito).

O bode expiatório tradicional (carga tributária) não explica sozinho isso, pois imposto todos pagam.

Por algum motivo o BR aceita um preço mais alto e as regras de mercado são bypassadas...

Abs

12 comentários:

Anônimo disse...

É simples: as pessoas GOSTAM de pagar caro no automóvel. Financiam a perder de vista, não pechincham com dinheiro na mão, não boicotam enquanto o preço não cair etc.

Acho o cúmulo alguém aceitar pagar uns 25-30mil reais num carro pelado, e ainda achar que fez um bom negócio. Nariz de palhaço e chapéu de burro para essas pessoas.

Enquanto o consumidor não mudar de atitude, por que os empresários baixariam seus preços? A lei de mercado continua valendo, sim..

Me disse...

Vou tentar encontrar o link, mas divulgaram uma pesquisa, acho que feita por gringos, que constata o óbvio: brasileiro gosta de pagar pelo mais caro por mero status. É o principal pensamento prático que me faz desacreditar em acomodação radical de preços dos imóveis. Brasileiro valoriza ter imóvel próprio, mesmo que matematicamente irracional.

Será que o José sabe de algo sobre isso(brasileiro gostar do caro por ser caro)?

Frank disse...

"Entre tantos players? Difícil. Porque raios nenhum deles diminui a margem p/ esmagar a concorrência?"

tem 2 coisas:
1) essa qtde de empresas q operam no BR, q hj é até razoável, veio entrando gradualmente, a conta gotas, em um mercado originalmente fechao nas 4 grandes (volks, fiat, ford e GM). Então cada empresa q entrava (Honda, Toyota, Renault) acabava se adaptando ao modus operandi
2) uma outra coisa (talvez a mais importante) tem a ver com o 1o comentário: é um mercado em q o cliente está habituado a um overpricing. A conta q as empresas fazem é: qdo se abaixa o preço, gera-se a percepção no cliente de q o produto não é tão bom. O preço efetivamente poderia funcionar dessa forma em um mercado de fato competitivo, mas aqui ele não sinaliza isso, pois sinaliza q a empresa está disposta a sacrificar um pouco da margem em prol de market share. Mas, ao q parece, não é como o mercado de clientes no Brasil responde.

Tem um negócio muito errado no Brasil, q tem a ver com a questão dos carros, q é a forma de como o crédito tem sido usado no consumo de bens de consumo. O revendedor é proibido de fazer diferenciação entre formas de pagamento, de maneiras q se nivela o preço nominal pelo pior caso (o do juros de 10 parcelas, por exemplo, na linha branca). A situação kafkiana é a seguinte: comprar à vista no BR = comprar JUROS.

Andre disse...

"O brasileiro gosta de pagar caro pra mostrar status"

É, eu já tinha visto esse argumento antes, mas acho que ele se aplica mais aos produtos de nicho. Por ex. a patricinha (s/ discriminar) só compra o Smart pq custa 60k, se custasse 30k não comprava.

Mas isso não explica um Gol custar 40, 45k, o cara não está se diferenciando, pq o do vizinho tb custou isso...

Sobre esse ponto:

"Porque raios nenhum deles diminui a margem p/ esmagar a concorrência?"

Acho que alguns abriram os olhos sim, e já fizeram isso, pena que foi só pra ganhar mercado mesmo, os modelos que vieram depois já foi com o "lucro brasil", e até bem exagerado, caso do Sonata...

Olha os preços de jan/2010 p/ modelo 0 km:

Hyundai i30 2.0 16V 145cv 5p Mec.
R$ 54.754,00

Focus 2.0 16V/ 2.0 16V Flex 5p
R$ 54.151,00

Modelos equivalentes, preços iguais, mas com um detalhe, um deles vem do outro lado do mundo, pagando imposto de importação e frete de navio. Esses valores é o que a Ford (provavelmente) embutia como lucro extra.

Interessante o ponto de vista "baixar o preço dá ao consumidor uma sensação de baixa qualidade". Não tinha pensado nisso. Pode ser. Difícil entender esse consumidor brasileiro...

Abs

Andre disse...

Achei aqui quanto é o II (imposto de importação) p/ carros: 35%

No exemplo acima, no i30 teríamos 54.754,00 / 1,35 = 40.558 do preço dele sem esse imposto.

Isso quer dizer que tem uns 14k de lucro "indevido" no preço do Focus, pois ele não paga esse tributo. Os outros impostos são todos iguais. e ainda tem o frete marítimo.

A posição oficial da Hyundai é não botar "lenha na fogueira", eles alegam que a industria coreana é muito mais eficiente daí o carro sai de lá custando muito menos e depois de tomar essa cacetada do leão fica o mesmo preço. Sei não...

Abs

Andre disse...

"qdo se abaixa o preço, gera-se a percepção no cliente de q o produto não é tão bom."

Mais do mesmo:

"De resto, os preços do Cruze sofrem da distorção comum a quase todos os rivais, pela qual um sedã médio que não começar acima de R$ 60 mil é um lixo. Paga quem quer."

http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/10/24/cruze-eleva-nivel-da-chevrolet-e-neutraliza-rivais-ruido-e-consumo-sao-ruins.jhtm

Abs

Me disse...

"Mas isso não explica um Gol custar 40, 45k, o cara não está se diferenciando, pq o do vizinho tb custou isso..."

Imagino que vivemos em realidades diferentes. Digo isso porque por onde ando, são poucos os vizinhos que terão. Ainda assim, faria diferença. Ele fará parte dos poucos que tem.

Sei que gostamos mais de dados e pesquisas bem feitas do que exemplos, empirismo pessoal, mas isso posso falar com conhecimento de causa. Zona Norte do Rio de Janeiro tá cheio desse raciocínio de ter o mais caro pra "tirar onda". Conheço alguns que tem smartphone e levam 3 dias pra responder um e-mail, por exemplo.

"Interessante o ponto de vista "baixar o preço dá ao consumidor uma sensação de baixa qualidade". Não tinha pensado nisso. Pode ser. Difícil entender esse consumidor brasileiro..."

Foi por aí o que eu quis dizer.

Andre disse...

Existe muito isso sim, ter carro pelo status, mas isso está diminuindo. Pra ficar no Rio mesmo, há 10 anos a frota era 1,5 milhao e hoje é em torno de 2,5 milhoes e a população ficou estável em 6 milhoes.

E isso se repete por todo o país, infelizmente to sem a fonte aqui, mas a relação habitantes/carro que já foi de 8 ou 9, hoje está na casa de 5 ou 6.

Sonhar não custa nada, talvez daqui a uns 20 anos quando tiver 2 pra 1, igual paises desenvolvidos, o consumidor pare de pagar pelo "status" e pague pelo produto...

Abs

Me disse...

Não entendi bem. Você diz que a busca diminuiu, mas ainda assim os preços se mantem altos?

Andre disse...

A procura não diminuiu, aumentou. As vendas de carros eram em torno de 1,5 milhao por ano (todo o BR), agora está em 3,5 milhao, batendo recorde em cima de recorde, todo ano.

Vendendo muito, isso fez com que a relação habitantes por carro (q era ridiculamente alta) caísse, mas ainda existe muita demanda. Muita gente q não tem carro e quer.

Os preços caíram um pouco, acho. Infelizmente não existe um índice de preços de carros, mas muitos modelos (nacionais) tiveram aumentos bem menores que a inflação nos ultimos 5 anos. Pode ser só impressao minha.

Isso não quer dizer q esteja barato, muito pelo contrario, como no raciocinio do i30 x Focus aí de cima, dá pra ver q tem uma gorda margem de lucro. Não era pra ser tanto.

Abs

Frank disse...

acho q, como no mercado de imóveis, o crédito a "juros zero" teve um papel importante para alavancar a venda de carros em anos recentes.

Andre disse...

Alguns links sobre o assunto, pra quem quiser se aprofundar e/ou se revoltar:

http://mises.org.br/Article.aspx?id=1027

http://www.facebook.com/lucrobrasil?sk=wall

http://lucrobrasil.yolasite.com/

http://naocomprecarrozero.blogspot.com/

Comentário do Drunkeynesian:
http://drunkeynesian.blogspot.com/2011/12/som-da-sexta-andrea-motis-sant-andreu.html

Abs