terça-feira, 22 de novembro de 2011

20 maiores quedas na Bovespa em 2011

Visto no Drunkeynesian:
Update: original no Brazilian Bubble.


Ué, só UMA construtora? Então é o SETOR que está afundando, ou UMA empresa?

Abs

15 comentários:

Me disse...

Não entendi. A queda do setor todo está em torno de 26% neste ano. O ponto é que apenas uma delas está no top das piores?

http://www.infomoney.com.br/imob

Andre disse...

O Ibovespa caiu 18% no ano, o IMOB 26%, não tem uma hiper distorção aí, como pregam os bolhistas, o ponto é que tá tudo caindo, não só construtoras.

A unica que tá indo muito mal é a gafisa mesmo.

Asb

Me disse...

Mas isso desqualifica uma provável "bolha" ou possibilidades de queda? Quero dizer, só vale se for a única em queda? No final das contas, não dá na mesma, com setor imobiliário indo mal do mesmo jeito? Não entendi...

jose disse...

verdade.

Andre disse...

Me,

não sei se entendi.

O que os bolhistas pregam é que a bolsa precifica (prevê) o futuro com quase 100% de exatidão. Então se as construtoras estão caindo forte é pq lá frente os imóveis irão desabar de preço tb.

Mas pra isso teria que ser todas as construtoras, ou pelo menos as principais e não uma só.

E além disso, a bolsa como um todo está caindo, o que enfraquece o argumento.

Abs

Anônimo disse...

André, vc tem que ver o corte.

As imobs já tinham caído muito antes de 2011.

A queda do setor não é só quase 2X a media, diria que deve chegar a 3X

Se vc filtrar mais; tirando as adminsitradoras de shopping (consumo em alta) aí a coisa fica ainda mais patente.

Anônimo disse...

Pessoal, soh pra clarificar que essa materia foi originalmente postada por nos do Brazilian Bubble aqui: http://www.brazilianbubble.com/2011/11/20-worst-brazilian-stocks-of-2011.html (o Drunkeynesian apenas re-postou). Nos escrevemos sobre as 20 piores acoes que perderam mais de 40% no ano. A unica que perdeu mais de 40% ao ano foi a Gafisa, mas o resto das contrutoras perdeu pelo menos 20%... ou seja as acoes de TODAS construtoras estao no vermelhor.
Abc!

Me disse...

Acho que isso vai soar muito, mas muito idiota mesmo.

Não vi qual é a relação entre queda de preços de ações do setor imobiliário e queda de preços de imóveis. O inverso me parece mais claro. É isso que vocês querem dizer ao pensar "e daí que as ações estão caindo?"?

Andre disse...

Brazilian Bubble, o gráfico é original seu? Eu achei que vc estivesse divulgando um grafico de outra fonte (pela cara do grafico, parece de revista/jornal). Coloquei a referencia no post, sorry.

Sobre as construtoras, não vejo nada fora do normal, dado que a bovespa caiu 18%... Ou então vamos começar a dizer q a Petro e o Itau estão falindo tb?

Abs

Andre disse...

Me,

"Não vi qual é a relação entre queda de preços de ações do setor imobiliário e queda de preços de imóveis"

Eu tb não consigo ver essa relação... Os bolhistas veem, isso já foi perguntado lá no bolha, a explicação eu não lembro, mas não me convenceu na época.

Abs

Anônimo disse...

Ola Andre,
apenas pra clarificar, eu escaneei aquele grafico de uma reportagem do Globo-RJ (21/11) e fiz uma pequena analise. Quanto a questao dos precos das acoes, entendo bem a pergunta de voces, mas o mercado acionario tende a "precificar" o futuro com uma antecedencia de 3-12 meses, baseado em projecoes. Nao me pergunte o porque, mas se o preco da acao hoje ta baixo eh porque o mercado (ou o "smart money") esta vendo um ceu cinzento se aproximando. As vezes o mercado erra, mas na maioria das vezes acerta. Abc!

Anônimo disse...

A proposito, aqui esta um post que tinhamos colocado com as acoes das construtoras (http://www.brazilianbubble.com/2011/11/some-more-data-on-brazils-real-estate.html)
vide o ultimo paragrafo... abc!

jose disse...

Andre, vc esta certo... por essa "rica analise" esta tudo quebrando mesmo...

cuidado pra nao viajar de gol hein... pelo jeito ela quebra antes das construtoras..

mas tem a tal da janela, tem que pegar desde o dia X....mas esse dia so pode ser o dia a partir do qual as construtoras fiquem pior que o resto, senao nao serve.

Andre disse...

"Sempre podemos torturar os numeros o suficente, até que eles digam o que a gente quer ouvir"

Delfim Netto

Abs

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.