segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Prestação vs inflação



Na falta de assunto, uma continha:

A prestação de imóvel (SAC) cai o equivalente a 1/n por mês, onde n = numero de meses.

Logo, cai 1/360 por mês, e 1/30 por ano, ou seja 3,33%. A TR puxa pra cima cerca de 1% por ano (ultimamente, nada garante que vá continuar assim ad eternum...).

No final das contas a prestação cai 2,33% a.a., enquanto a inflação foi 6,5%, o dissídio em média mais do que isso, o que dá em termos reais uma prestação 8,83% "mais leve" por ano, ou mais.

E os aluguéis? Bem, +19,9% em 12 meses falam por si só...

É, parece que a tal da "maldição" do financiamento não é tão ruim assim, vista por esse ângulo.

Abs

4 comentários:

Andre disse...

Faltou dizer que este é o pior caso.

Se for 240 meses, "cai" 10,5% a.a., se for 144 meses, 13,83% a.a.

O problema é que a prestação inicial HOJE está muito alta e já não cabe no bolso de muita gente, mas até há pouco tempo, quem se "enforcou" em 30 anos se deu muito bem (e não falo da valorização do imovel não, só da prestação).

Abs

Quaresma disse...

To precisando de um dissídio desses!!

Andre disse...

Um dissídio igual inflação (6,5%) ??

"94% dos dissídios foram acima da inflação."

http://www.conversaafiada.com.br/economia/2011/06/14/94-dos-dissidios-foram-acima-da-inflacao-esse-nunca-dantes/

Abs

Flaviohertel disse...

O problema é que existem fatos que levam a crer que os imoveis no Brasil podem estar muito sobrevalorizados.

Comprar agora pode implicar em comprar na alta, mesmo que a principio possa parecer que valha a pena entrar em um financiamento.

É possível portanto que a opção por aluguel não seja uma opção equivocada, não apenas porque os valores dos imoveis podem cair (como já ocorreu em varios países cujos especialistas afirmavam não haver bolha nenhuma e também como já ocorreu no Brasil algumas vezes)como também deve-se considerar o fato de que a TR pode aumentar e se tornar um elemento complicador para as pessoas que financiaram. Não seria a primeira vez que algo assim ocorreria no Brasil vale lembrar.Trinta anos é um período muito longo, deve-se considerar estas possíbilidades, sobretudo em uma realidade onde a compra do imovel se dá sobre um regime juridico de alienação fiduciária onde o imovel legalmente pertence ao banco até que a ultima prestação seja realizada. Até lá, bastam 3 meses de inadiplencia para que a ação de retomada do imovel seja executada de forma extra judicial, ou seja, de forma muito rápida.