terça-feira, 19 de julho de 2011

Arrecadação de ITBI do Rio de Janeiro

Clique p/ ampliar
Só pra ter uma idéia do tamanho do mercado.

Pra buscar os dados (tem de qq município do BR, que arrecade esse tributo, claro):


http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estados_municipios/sistn.asp
Bota lá: municipal, Rio de Janeiro, Poder Executivo, Tipo de Declaração: RREO.

Talvez cruzando essa informação do ITBI (sabendo q é 2% do valor do imóvel) com as de vendas de novos deste post, dê pra fazer uma estimativa do % do mercado correspondente a novos e usados.

Abs

13 comentários:

Andre disse...

De 2010 p/ 2011 dá pra ver q a arrecadação de ITBI creceu bem menos (18%) do q o preço dos imoveis (40%), logo o numero de vendas, em unidades, caiu.

Abs

jose disse...

o ultimo mes disponivel eh abril?

Andre disse...

É, pelo q eu vi é o ultimo mesmo. A divulgação é bimestral e não tem o 3o bimestre ainda.

Abs

jose disse...

defasagem grande... sp nao eh tanto... mas ja eh alguma coisa...

nos US tem uns impostos que sao diarios por exemplo e nego gosta MUITO de olhar eles...Wage withholding por exemplo

mas com essa defasagem toda complica um pouco...

nao to conseguindo acessar o forum..

Andre disse...

Pra q tanta precisão no mercado imobiliario? Esse mkt é muito lento, 2 meses de atraso tá bom... Não é ação não, não precisa ver o intraday não. Heheheheh :)

É, essa bos%$ de forum parece q tá fora mesmo...

Abs

jose disse...

isso eh...hehe

Frank disse...

vcs sabem como a Prefeitura controla os valores (p/ evitar evasão)?

já conversamos sobre isso no BOLHA.

no "meu tempo", era comum declarar um valor menor p/ pagar menos ITBI.

o IR só aparece qdo realizamos a venda - q pode demorar ou não ocorrer.

Andre disse...

Frank,

acho q eles fazem pesquisa de mercado e atualizam os preços frequentemente. Quem me passou essa informação é um cara q trabalha em cartório.

Acho q os valores estão bem próximos da realidade sim. O IR o pessoal consegue sonegar (caso seja negócio à vista), mas ITBI não.

Já falei um pouco sobre isso, lá no bolha e copiei aqui, lá no final dos comentários:

http://housingmarketbr.blogspot.com/2011/05/real-estate-economics.html

Abs

Breno B. disse...

Oi, Andre,

Sou jornalista, estou fazendo uma matéria sobre mercado imobiliário e gostaria de trocar uma ideia contigo. Você pode me passar seu email?

Abs,

Breno

Andre disse...

Vc pode entrar no forum e enviar uma mensagem privada.

Abs

Frank disse...

ôpa, olha o sucesso aí chegando !!

daqui a pouco é capa de alguma revista...

jose disse...

hehe

isso é....

so nao vai falar besteira hein...

quanto aos valores do ITBI.. nao faco ideia... o meu foi em relacao ao valor da escritura (valor justo)

mas pode rolar isso sim...

Andre disse...

Po acho q até hoje nao falei muita besteira não...

Mesmo pq tem zilhoes de pessoas p/ jogar toneladas de pedras se falar alguma...

Mas se for um "bolhista" pode falar à vontade q passa batido. Dois pesos e duas medidas.

Abs