quinta-feira, 14 de julho de 2011

Selic x poupança, já foi vantagem a poupança?

É muito comum em discussões sobre a bolha (ou alta) BR afora falarem que, qdo a Selic caiu a 8,75% era mais vantajoso botar o $ em poupança do que em renda fixa, e isso causou uma migração absurda de recursos para as cadernetas, o q permitiu essa inundação de crédito imobiliário...

Mas será mesmo? Fiz umas contas e vi q a vantagem era bem pouca, aí resolvi botar num gráfico e confirmar.
O resultado tá aí:

Clique p/ ampliar
Durante POUQUÍSSIMO tempo foi vantagem a poupança e mesmo assim somente considerando a aliquota de IR maior da renda fixa, de 22,5% (< 6 meses). Isso pq, qdo a Selic caiu o rendimento da poup. tb caiu...

Falta cruzar esses dados com os saldos das cadernetas, fica p/ depois.

Usei a TR mensal do dia das reuniões do Copom, e anualizei. Não sei se é a melhor forma, mas me pareceu a mais adequada.

Obs. não levei em conta taxas de adm. de fundos ou de custódia (no caso do TD).

Fontes:
Selic: http://www.bcb.gov.br/Pec/Copom/Port/taxaSelic.asp#notas
Poupança: https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries (código 25)

Abs

10 comentários:

Andre disse...

O nosso colaborador José colocou o teto da TR baseado na Selic, lá no bolha:
http://www.bolhaimobiliaria.com/2011/04/25/situacao-do-mercado-imobiliario-em-curitiba/#comment-2205

Segue:

SELIC TR
10,00% 1,11%
11,00% 1,04%
12,20% 2,06%
13,00% 3,30%
14,00% 3,41%
15,00% 3,50%
16,00% 3,35%
17,00% 3,19%

Lei q mostra o cálculo da TR:
https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?method=detalharNormativo&N=106098700

Abs

Alex L disse...

Na época em que a SELIC estava abaixo de 2 digitos, apareceram reportagens na mídia comparando com a poupança. Foi qdo o governo veio com a "idéia" de taxar IR na poupança...

Nessa época, grandes bancos cobravam 4%, 5% a.a. em taxa de administração. Nesses casos, a poupança tinha vantagens óbvias.

Abs.

Andre disse...

É eu lembro dessas reportagens e da idéia de tributar a poupança.

Realmente, com essas "taxinhas" de adm. aí a poupança era muito melhor, e inclusive é melhor até hoje.

Mas, no TD a custódia BMF BOVESPA é 0,3% a.a. e tem corretoras q não cobram custódia. Se o "grosso" da população sabe disso, eu nao sei. Desconfio q não...

http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/download/ranking/ranking_taxas.pdf

Abs

Anônimo disse...

O TD tem que saber, qp tem armadilhas, aquilo é uma sopa de letrinhas pro leigo, e além da taxa de custódia, tem outras taxas que broker cobra, sem falar na complicaçãod e declara risso ái no IR.

Os fundos nunca davam 100% da SELIC, coloque aí uns 90% para pequenas aplicações, sem contar a tx de adm.

Outra vantagem da poupança é não ter limite inferior, qualquer 50 reais vale, diferente dos fundos que exigem mínimos bem maiores, e aí se encaixava toda a classe C que poupava 50 - 100 reais/mês

Andre disse...

[off]
TD não é tão complicado... É só questão de se acostumar. E o site deles é BEM didático.

Sou totalmente contra fundos de RF de bancões... Mesmo 1% de taxa de adm. já é MUITO pra esse tipo de investimento. Pensa bem: pq vc vai pagar 1% DO SEU CAPITAL, POR ANO, pra alguém pegar seu $ e comprar TD???

Qual trabalho dá isso? Nenhum. Que estudo precia pra isso? Nenhum. Se fosse um fundo de ações, onde o cara tem q ler e analisar 1000 balanços, tudo, mas RF não...

Além disso, em RF, 1% a.a. de adm detona o rendimento no longo prazo... Nem precisa falar sobre os 4 ou 5%...

Resumindo: o TD é a melhor aplicaçao de RF q existe, só q o povo não conhece (e os bancos, obviamente não fazem nenhum esforço p/ popularizar)

Obs.: até tem fundos de RF c/ taxa bem atrativa (tipo o Banif tem um fundo DI c/ 0,3% a.a. de tx adm, e o investimento minimo nem é muito, acho q 5k)

Obs2.: o inv. minimo do TD é bem baixo, na casa de 100,00 ou 200,00... Não é por isso q o povo nao investe...

Obs3.: pra quem não conhece o TD pode ser um pouco arriscado sim, pois se vc resgatar antes do vencto pode ter até prejuízo, dependendo da situação.

Abs

Alex L disse...

Quando a SELIC estava mais de 20%, eu nem me preocupava com taxa de adm. Investia no Itaú por praticidade e comodismo, já que meu salário sempre foi depositado no Itaú. Depois que eu percebi o preço que eu pagava pela "comodidade" do Itaú, migrei para o Banif.

Na média, eu suspeito que as pessoas são "acomodadas" com investimentos. É só ver o sucesso que fazem esses PGBLs, que cobram taxa na aplicação, na permanência, e na saída do dinheiro!!! Melhor que isso, só título de capitalização!!!


Se a queda da SELIC teve alguma influência, eu acho que deve ter sido por conta de investidores mais espertos que, percebendo a tendência de queda da SELIC (mais o susto do tombo na bovespa), decidiram migrar para imóveis.

Eu diria que entre SELIC x Imóvel, houve uma espectativa de que o imóvel (renda de aluguel + "valorização" próxima da inflação) ia ser mais vantajoso. E foi (rs).

Abs.

Andre disse...

[off]
Quando a Selic estava em 20% ou até mais, existiam titulos pre-fixados no TD? E de longo prazo?

Provavelmente só de curto né?

Pq se existia de longo, quem comprou vai ficar multimilionario (ou já ficou)...

Abs

jose disse...

CDB galera...
melhor coisa

Andre disse...

José,

pq o CDB seria melhor do q o TD? Só por causa do FGC? Eu pelo menos acho MUITO mais dificil o governo dar default na divida do q um banco quebrar...

Se vc pudesse escolher: botar o carro no seguro OU morar num local onde NAO EXISTE roubo/batida, qual vc escolheria?

CDB é isso, tem um seguro (o FGC) pra um evento q tem uma probabilidade pequena de ocorrer, o TD não tem esse seguro, mas a probabilidade de dar m. é quase nula.

E esse seguro tem um custo, pois nenhum CDB de banco grande paga 100% do CDI, e partir pra bancos médios aumenta o risco...

Abs

jose disse...

vamos lá...

se vc pesquisar vera que tem cdbs que pagam sim acima de 100% cdi.. uns chegam a 110% cdi.. pra valores pequenos...

PRA MIM risco FGC = risco TD

pra isso vc so pode colocar ate 70k em cada instituicao, se vc tiver mais que isso, pelo menos ajuda a puxar a taxa media de aplicacao pra cima (supondo o resto em bancoes)