quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Relatos de uma bolha



Depoimentos coletados (nem precisa dizer onde), pra ver até as pessoas podem chegar por causa de uma bolha:

"Assim como quem comprou na especulação não teve piedade de pedir 30% de ganho sem ter feito NADA
Assim como as construtoras não tiveram piedade de vender um cubiculo ridículo em que se pedia 30 anos da sua renda pra pagar
EU NÃO TEREI PIEDADE DE VER OS INVESTIDORES SANGRANDO NESSE MERCADO!!!
Quando os imóveis que estão sendo prontos forem entregues (movimento forte nos próximos 24 meses) vai ser lindo de ver"
"Eu que moro no rio, precisamente em copacabana, fico revoltado. Espelunca aqui, quarto e sala nego pedindo 300, 400 mil. É revoltante….. quero que esses especuladores, imobiliárias, incorporadores, construtores e outras pragas VÃO TODOS PRA PUTA QUE OS PARIU!!!!!"
"Pensando bem, não acho que quem tiver seu patrimônio dilapidado pelo estouro da bolha mereça um segundo de preocupação. Querer ganhar dinheiro através de trabalho, aplicação de capital, é uma coisa. Lucrar com disseminação de mentiras, desinformação, compra de matérias em jornais e revistas, e piorar o padrão de vida de boa parte da classe média que não possui imóvel próprio, é criminoso. Felizmente tenho um teto e nenhum motivo para preocupação, mas digo com toda a segurança que eu quero mais é ver o circo pegar fogo, e esses especuladores de m… falidos!!!"
"espero que esta bolha exploda, para que os fpds dos especuladores NUNCA MAIS,
NUNCA MAIS, NUNCA MAIS utilizem imovel como instrumento de especulação, um bem que deveria ser usado para abrigar familias é utilizado para especulação.
NUNCA MAIS fdp nenhum ira especular com imovel depois do estouro."
Update, achei mais um:
"Se todo HOMEM pudesse resolver problema com corretor/construtora no “tête-à-tête”, metade dessa raça de aproveitadores já estaria exterminada seu FOLGADO!"

É claro que isso não quer dizer nada do ponto de vista econômico (que é o foco do blog), mas achei interessante, e quis deixar registrado pra posteridade.

Abs

16 comentários:

Me disse...

Eu tô soltando fogo pelas ventas com meu reajuste no aluguel e querendo que o céu desabe. Imóvel envolve muita emoção, parece que não tem jeito. Aqui mesmo já começo a ver pequenas exaltações (já foi necessário moderar algum comentário?).

Enfim, que os exemplos citados sirvam de lembretes pra como pouco de construtivo aparece quando o coração domina a mente. Eu não me refiro só a quem acha que tem bolha.

Anônimo disse...

eu já penso diferente.

vcs estão vendo uma pequena amostra do ódio. Vai piorar.

Sabe quando vai piorar?
Quando os preços começarem a cair.

Na época da hiperinflação houve viloencia e saques a supermercados que escondiam o estoque, daí passaram a esconder boi no pasto.

Vcs acham tipo feio ou inconveniente.

Eu acho que é a ponto do iceberg de uma convulsão social em potencial, que só não vira guerra civil pq o nosso povo é de uma postura bovina.

jose disse...

isso mesmo me,

esse assunto mexe muito com as pessoas, com a emocao... e ai a razao vai embora... ai nao tem mais discussao, vira torcida, como futebol...

jose disse...

qt foi seu reajuste?

Andre disse...

Me,

já moderei uns poucos comentários sim, não agregavam informação e/ou agressivos.

É uma questão muito delicada, por um lado eu gostaria de limar comentários tipo "batendo o pé" num ponto de vista, mas por outro poderia ficar parecendo intransigência, que não aceito opinião contrária, que não tenho argumento etc...

Desde que não haja agressão eu publico, mas energia pra discutir, tá difícil. Prefiro guardar emoção pro futebol mesmo (ainda mais agora, na reta final).

Se alguém quiser debater, tranquilo, publico s/ problemas.

Abs

Me disse...

Anônimo, já vi altas óbvias no mercado, mas você acredita que hiperinflação vai voltar? Por que?

Vi algumas comparações com BNH com o MCMV, e me pareceu semelhante mesmo.

Drunkeynesian disse...

É curiosa a "dor de corno" de quem não conseguiu surfar na bolha e viu um monte de "idiotas" se dando bem, enquanto isso.

"A primeira coisa que faço quando vejo uma bolha é comprar." - George Soros.

Anônimo disse...

Me, a hiperinflação é um risco sim, a bolha nada mais é do que outro efeito possível do quem vem sendo feito.

Não lembro agora, acho que foi no drunk ou no mão visível, algum economista explicou melhor do que eu.

Se o povo ligar os seus problemas com o governo, daí a raiva se deslcoa de corretores pra quem realmente é culpado. Veja que na Espanha e meia duzia de paises quem vem eprdendo as eleições sistematicamente.

Me disse...

E é cada pérola...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Me disse...

A coisa nesse assunto tem piorado. Mas prefiro acreditar que é uma coisa de internet, mesmo. A sessão de comentários em artigos na internet não é o melhor lugar pra procurar por gente equilibrada (Irônico falar isso aqui, eu sei).

E isso tudo porque em um dia a Gafisa caiu 10%, há descontos de 30% e por isso já consideram que a "bolha" já "estourou".

Como disseram aí, parece que vai vir expressões piores de ódio. Já está acontecendo. Já até esperava uma tiração de onda comigo porque vivo de aluguel em um cubículo, mas felizmente não concentro minha felicidade em dinheiro(digamos que aprendi já na família que isso não trouxe felicidade ;))

Andre disse...

Cada vez mais se parece com um zoológico, o bolhaimobiliaria.com...

Uma pena.

Abs

Me disse...

Definitivamente, infelizmente. Chega a ser irônico como antes o deprimente era ver textos explicando como todas essas altas eram normais.

Mas a coisa mais fora do lugar nisso tudo é a comemoração por descontos de 30%, até 40%, de algo que mais que dobrou nos últimos anos.

O juizo é tão ausente que me falta palavras pra explicar a frustração que é ver um lugar que já tiveram excelentes discussões virar... aquilo.

Que foi um aprendizado foi. Tanto de ciências econômicas quanto humanas. É, pensando bem, não posso reclamar.

Andre disse...

Esses descontos em geral sao "pegadinhas". Gostaria que colocasse aqui pra separarmos o joio do trigo.

Acho um "pouco" cedo para descontos ou quedas tao grandes.

Abs e Feliz Natal

Me disse...

Se esses descontos continuarem, seria uma boa fazer um artigo mostrando isso, sim. Problema seria em relação as fontes dessa informação. Geralmente isso tem aparecido em notícias, spams, procurando diretamente as construtoras ou em sites de desconto só pra imóveis.

Procê também!

Andre disse...

Entra ano e sai ano, nada muda:

"É por isso que não tenho pena dos especuladores, se eu puder, piso na cabeça pra afudarem ainda mais na merda."

"Eis o típico FDP especulador! Quer ganhar quase meio milhão de reais sem fazer nada. Desgraçado. Que se f. pagar as chaves. Dane-se."

Abs