terça-feira, 12 de julho de 2011

Quem está a salvo de um "estouro"

Supondo uma queda de 40% (definição de bolha, por Alan Greenspan), se o pico da suposta bolha imobiliária carioca fosse hoje, quem comprou até quando estaria a "salvo", em termos nominais???

Utilizando o numero-índice do Fipe-Zap, para o Rio, temos q o atual é 135,2, tirando 40% dá 81,1, por acaso exatamente o valor do mês de dez/2009.

Esse numero-índice possui base 100 em ago/2010, usaram este mês para poder normalizar com as outras cidades, que começaram nessa data, e formar o índice composto nacional.

O break-even do "crash", em dez/2009
Lógico q é só aproximado, tem q botar na roda os aluguéis, juros, o custo de oportunidade da entrada, etc.

Abs

10 comentários:

Marcelo disse...

1/2 Offtopic

Fico pensando como seria um efeito manada por aqui, caso fosse declarada a existência de uma crise imobiliária.
Isso porque o brasileiro é muito "impressionável" e desesperado! Lembro sempre da suposta epidemia de febre amarela, que alguns meios de comunicação irresponsavelmente divulgaram. Foi uma corrida por vacina, levando inclusive à morte pessoas que já haviam sido imunizadas e tomaram outra dose antes do tempo.

Giovanni disse...

Você esquece da inflação no período. Enquanto a bolha ia de vento em popa, tudo bem, mas agora a inflação monetária já se espalhou por todos os produtos e tudo vai continuar subindo de preço.

Quando os imóveis começarem a cair, vão cair até abaixo do nível REAL de antes da bolha, porque o nível de preços subiu.

Andre disse...

Giovanni,
eu nao esqueci da inflação, até indiquei no post que é só uma aproximação, bem grosseira.

O intuito foi só mostrar como é dificil acertar o timimg de bolha.

Tenho aqui nos meus favoritos 3 blogs sobre bolha imobiliaria, olha a data de criação deles:

- out/2010
- mai/2010
- nov/2009 (!!!)

Quem comprou na epoca de criação desses aí se deu MUITO bem (como investimento).

E tb se deu bem como moradia (mesmo q saia no 0x0 valeu pela tranquilidade).

Obs.: visitei seu site e gostei muito, só achei q falta espaço p/ discussão. Apareça no forum e crie um topico, talvez renda um bom debate. Eu mesmo tenho umas duvidas.

Abs

Andre disse...

Marcelo,
comentei isso lá no bolha: "qdo o fipe zap mostrar estabilidade é q a gente vai ver o tamanho da posição dos especuladores, pois irão correr p/ desovar no topo"

Agora, é claro q quem comprou PRA MORAR tá pouco se lixando pra isso.

O seu raciocínio (brasileiro é impressionável e "desesperado") pode até valer p/ especulador, mas pra quem comprou pra morar não. Pra esses a receita é a velha conhecida:

1) crise (pode ser "importada" ou própria mesmo)
2) empresa quebrando
3) desemprego
4) inadimplencia
5) volta pra 1

Abs

Anônimo disse...

Se a pessoa mora num apartamento que valorizou cem o mil não faz muita diferença, pq se todo o merfcado sobe junto ele continua no mesmo lugar em termos rellativos, apenas parece maior em valores nominais.

Se a pessoa comprou no topo e está financiando, a dívida fica maior que o ativo, aí o risco fica grande pq qualquer escorregada nas parcelas e a pessoa fica sem a casa e sem o dinheiro

Se a pessoa comprou no topo e pagou à vista, a perda tbm não vai aprecer aí, mas no que ela está deixando de ganhar caso tivesse apgo menos e investido a diferença.

Este "a salvo" não considera tudo o que precisa ser considerado, de todo modo concordo que quem comprou ainda em 2009, até início de 2010 com certeza fez bom negócio por uns bons anos, desde que não seja por financiamento, pq aí a conta complica. Pode até realizar o lucro no auge, aí vai sangue frio e sorte.

Lembrando que qdo se põe a venda, dependendo do mercado leva usn 6 meses 1 ano, ou seja pra,a certar o auge tem que agir antes, bem antes.

Andre disse...

Pra saber se valeu a pena mesmo financiado tem q botar na ponta do lapis mesmo.

Mas um detalhe: saldo devedor negativo é dificil, pois a media de financiamento no BR é 62%, ou seja, o imovel tem q cair 38% pro saldo devedor ficar maior q o valor do imovel.

Isso pra quem compra HOJE, quem comprou "ontem", como o imovel já valorizou uma kctada, tem q cair beeeem mais...

Ver pessoas devolvendo imovel por causa disso vai ser dificil. Por inadimplencia tudo bem.

Abs

Anônimo disse...

... na média...

conheço uma história boa:
prum economista se vc der 2 tiros num passarinho, se uma bala passou 2 cm à esquerda e a outra 2 cm a direita, na média vc matou a ave.

Andre disse...

Hehehh, é verdade, médias podem ser perigosas, é sabido. O ideal seria ter a mediana, variância, e todas aquelas coisas "chatas"...

Mas... como não temos eu prefiro usar as médias do q partir da premissa q TODO MUNDO tá tomando crédito em 30 anos e c/ entrada de 10%... Isso seria uma distorção muito maior.


Abs

jose disse...

nao entendi muito bem o que o giovani quis dizer nao....

Anônimo disse...

de fato, é dificil acertar o timing.

eu mesmo conheço uma pessoa (parente próximo) que comprou um ap. no rio em dezembro último quando todos já falavam em bolha.

E vendeu agora, com lucro de aprox 50%.

não ficou nem um ano com o imovel e passou adiante.