Mas será mesmo? Fiz umas contas e vi q a vantagem era bem pouca, aí resolvi botar num gráfico e confirmar.
O resultado tá aí:
Clique p/ ampliar |
Falta cruzar esses dados com os saldos das cadernetas, fica p/ depois.
Usei a TR mensal do dia das reuniões do Copom, e anualizei. Não sei se é a melhor forma, mas me pareceu a mais adequada.
Obs. não levei em conta taxas de adm. de fundos ou de custódia (no caso do TD).
Fontes:
Selic: http://www.bcb.gov.br/Pec/Copom/Port/taxaSelic.asp#notas
Poupança: https://www3.bcb.gov.br/sgspub/localizarseries/localizarSeries.do?method=prepararTelaLocalizarSeries (código 25)
Abs
10 comentários:
O nosso colaborador José colocou o teto da TR baseado na Selic, lá no bolha:
http://www.bolhaimobiliaria.com/2011/04/25/situacao-do-mercado-imobiliario-em-curitiba/#comment-2205
Segue:
SELIC TR
10,00% 1,11%
11,00% 1,04%
12,20% 2,06%
13,00% 3,30%
14,00% 3,41%
15,00% 3,50%
16,00% 3,35%
17,00% 3,19%
Lei q mostra o cálculo da TR:
https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?method=detalharNormativo&N=106098700
Abs
Na época em que a SELIC estava abaixo de 2 digitos, apareceram reportagens na mídia comparando com a poupança. Foi qdo o governo veio com a "idéia" de taxar IR na poupança...
Nessa época, grandes bancos cobravam 4%, 5% a.a. em taxa de administração. Nesses casos, a poupança tinha vantagens óbvias.
Abs.
É eu lembro dessas reportagens e da idéia de tributar a poupança.
Realmente, com essas "taxinhas" de adm. aí a poupança era muito melhor, e inclusive é melhor até hoje.
Mas, no TD a custódia BMF BOVESPA é 0,3% a.a. e tem corretoras q não cobram custódia. Se o "grosso" da população sabe disso, eu nao sei. Desconfio q não...
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/download/ranking/ranking_taxas.pdf
Abs
O TD tem que saber, qp tem armadilhas, aquilo é uma sopa de letrinhas pro leigo, e além da taxa de custódia, tem outras taxas que broker cobra, sem falar na complicaçãod e declara risso ái no IR.
Os fundos nunca davam 100% da SELIC, coloque aí uns 90% para pequenas aplicações, sem contar a tx de adm.
Outra vantagem da poupança é não ter limite inferior, qualquer 50 reais vale, diferente dos fundos que exigem mínimos bem maiores, e aí se encaixava toda a classe C que poupava 50 - 100 reais/mês
[off]
TD não é tão complicado... É só questão de se acostumar. E o site deles é BEM didático.
Sou totalmente contra fundos de RF de bancões... Mesmo 1% de taxa de adm. já é MUITO pra esse tipo de investimento. Pensa bem: pq vc vai pagar 1% DO SEU CAPITAL, POR ANO, pra alguém pegar seu $ e comprar TD???
Qual trabalho dá isso? Nenhum. Que estudo precia pra isso? Nenhum. Se fosse um fundo de ações, onde o cara tem q ler e analisar 1000 balanços, tudo, mas RF não...
Além disso, em RF, 1% a.a. de adm detona o rendimento no longo prazo... Nem precisa falar sobre os 4 ou 5%...
Resumindo: o TD é a melhor aplicaçao de RF q existe, só q o povo não conhece (e os bancos, obviamente não fazem nenhum esforço p/ popularizar)
Obs.: até tem fundos de RF c/ taxa bem atrativa (tipo o Banif tem um fundo DI c/ 0,3% a.a. de tx adm, e o investimento minimo nem é muito, acho q 5k)
Obs2.: o inv. minimo do TD é bem baixo, na casa de 100,00 ou 200,00... Não é por isso q o povo nao investe...
Obs3.: pra quem não conhece o TD pode ser um pouco arriscado sim, pois se vc resgatar antes do vencto pode ter até prejuízo, dependendo da situação.
Abs
Quando a SELIC estava mais de 20%, eu nem me preocupava com taxa de adm. Investia no Itaú por praticidade e comodismo, já que meu salário sempre foi depositado no Itaú. Depois que eu percebi o preço que eu pagava pela "comodidade" do Itaú, migrei para o Banif.
Na média, eu suspeito que as pessoas são "acomodadas" com investimentos. É só ver o sucesso que fazem esses PGBLs, que cobram taxa na aplicação, na permanência, e na saída do dinheiro!!! Melhor que isso, só título de capitalização!!!
Se a queda da SELIC teve alguma influência, eu acho que deve ter sido por conta de investidores mais espertos que, percebendo a tendência de queda da SELIC (mais o susto do tombo na bovespa), decidiram migrar para imóveis.
Eu diria que entre SELIC x Imóvel, houve uma espectativa de que o imóvel (renda de aluguel + "valorização" próxima da inflação) ia ser mais vantajoso. E foi (rs).
Abs.
[off]
Quando a Selic estava em 20% ou até mais, existiam titulos pre-fixados no TD? E de longo prazo?
Provavelmente só de curto né?
Pq se existia de longo, quem comprou vai ficar multimilionario (ou já ficou)...
Abs
CDB galera...
melhor coisa
José,
pq o CDB seria melhor do q o TD? Só por causa do FGC? Eu pelo menos acho MUITO mais dificil o governo dar default na divida do q um banco quebrar...
Se vc pudesse escolher: botar o carro no seguro OU morar num local onde NAO EXISTE roubo/batida, qual vc escolheria?
CDB é isso, tem um seguro (o FGC) pra um evento q tem uma probabilidade pequena de ocorrer, o TD não tem esse seguro, mas a probabilidade de dar m. é quase nula.
E esse seguro tem um custo, pois nenhum CDB de banco grande paga 100% do CDI, e partir pra bancos médios aumenta o risco...
Abs
vamos lá...
se vc pesquisar vera que tem cdbs que pagam sim acima de 100% cdi.. uns chegam a 110% cdi.. pra valores pequenos...
PRA MIM risco FGC = risco TD
pra isso vc so pode colocar ate 70k em cada instituicao, se vc tiver mais que isso, pelo menos ajuda a puxar a taxa media de aplicacao pra cima (supondo o resto em bancoes)
Postar um comentário