terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Arrecadação de ITBI no Rio mostra aumento de 19% em 2011

Continuação deste post, agora com dados de todo o ano de 2011:


Infelizmente é um dado "bruto", somente o total de arrecadação no município, não fala em quantidade de transações, e muito menos a estratificação por regiões administrativas ou bairros, o que é um absurdo, dado que é um dinheiro que sai do bolso do contribuinte, que tem o direito de ter acesso a esse tipo de informação.

Sem isso tudo vira achismo, não dá pra saber se os negócios "migraram" pra bairros mais baratos, pra imóveis menores, etc.

Abs

9 comentários:

Anônimo disse...

Acho esse indicador muito bom. Perceba no entanto que ele tem um pequeno atraso em relação às vendas. Isso por que um apartamento que começou a ser construído em 2008/2009, início dessa doidera toda, somente foi entregue agora em 2011 e somente agora pagou o ITBI.

Frank disse...

o crescimento é expressivo, mas sem a qtde de unidades não ajuda muito.

tenho pra mim q, a tomar o crescimento de preços do ZAP como uma proxy do crescimento dos preços, esse crescimento na arrecadação equivale, grosseiramente, à manutenção do mesmo volume de m2 só q com preços maiores.

a qtde de unidades provavelmente subiu, mas o tamanho médio da unidades deve ter caído tb.

Anônimo disse...

Acho que 19% é pouco, pois o aumento dos preços foi de aproximadamente 30%, tanto em 2011 quanto em 2010(digo isso pois disseram aí que ele se refere as vendas feitas no ano anterior). Logo, poderíamos concluir que as vendas não cresceram. Estou certa? Aviso que não sou economista e que sou sim uma pessoa que tentou comprar imóvel após poupar uma boa grana e desistiu.

Frank disse...

é possível / provável sim.

a qtde de unidades (ou o volume de m2) deve ter diminuído, mas mesmo assim a arrecadação cresceu por conta do aumento absurdo do preço médio do m2.

Redação disse...

Como a arrecadação do ITBI foi menor que a valorização, então temos um indicativo de que houve uma menor quantidade de negócios, porém a preços maiores, gerando a expansão do ITBI.
Ou seja, um aumento de 19% do ITBI mostra sim que o mercado imobiliário ainda está bastante aquecido a despeito dos preços elevados.
A redução da quantidade de negócios é absolutamente esperada, tendo em vista que a elevação dos preços faz o mercado buscar um novo ponto de equilíbrio de oferta e demanda. Em outras palavras, a demanda anterior estava muito elevada e o preço subiu para equilibrá-la.
O fato curioso é que subiu ITBI em SP e RJ, mas no DF manteve-se estável. Eu acho que haverá mais valorização em 2012 nos imóveis.

Anônimo disse...

Acho que o valor do ITBI não é calculado sobre o valor real da venda e sim sobre o valor venal do imóvel (sobreo qual tb se calcula o IPTU). Logo, o aumento de 19% pode se referir a um aumento de vendas sim ou a um recalculo da prefeitura do valor venal que não corresponde à valorização do imóvel como usual. E aí?

Andre disse...

O valor venal é utilizado para IPTU, para o ITBI é usado o valor pedido no mercado mesmo.

Nos (poucos) exemplos que conheço é muito próximo, por ex:

http://housingmarketbr.blogspot.com/2012/01/evidencia-anedotica-do-crescimento-de.html

Até pouco tempo atrás era atualizado uma vez por ano, agora é a cada 3 ou 4 meses, dado o ritmo alucinante do mercado.

Abs

Anônimo disse...

Qual a fonte destes dados? O ontante de 2011 não bate com o valor estimado no Relatório de Transparência Fiscal - Exercício 2011 - 2o quadrimestre.

Andre disse...

Tudo que publico boto a fonte. Nesse caso está no primeiro post da série, com o link aí em cima, é só seguir.

Se possível mande a sua fonte também, pra ver essa diferença e tentar entender porque.

Abs