quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CDI pré-fixado vs USD desde 2006

Só pra salientar a questão da especulação com dólar, e como é difícil acertar o timing de entrada e saída, e ganhar de um custo de oportunidade altíssimo (CDI), fiz o gráfico abaixo (dados do sistema de séries temporais do BC):

USD vs CDi pré-fixado desde 2006 até hoje
A linha vermelha representa quantos % vc estaria ganhando se comprasse um título pré-fixado (por ex. LTN) com vencimento hoje, e a linha azul se tivesse comprado USD e vendesse hoje.

Em 90% do tempo foi lucro ficar quietinho em CDI (e ainda dormir em paz).

Reparar que, mesmo em meados de 2008, quando o USD estava "baratíssimo" e era motivo de piada até no Casseta & Planeta, teria sido um preju maiúsculo comprar as verdinhas (e segurar até hoje, claro).

Só foi vantagem desde aproximadamente dez/2010...

Abs

8 comentários:

Drunkeynesian disse...

Ponderando pela volatilidade, então...

Anônimo disse...

pois eu discordo, foi o timing mais preanunciado nuncaanteznahistoria do pais.

As outras assimetrias de preços estavam todas aí pra quem quisesse conferir.

E digo mais, 3 não é o limite.

Me disse...

E falando em dólar...

Andre disse...

Anonimo,

1) a primeira parte do seu comentario se encaixa no chamado Hindsight Bias (dizer q algo era óbvio DEPOIS de acontecido). Conhecido popularmente como "profeta de segunda feira";

2) Já a segunda é só uma previsão, sem fundamento nenhum, não diz nada...

Abs

Anônimo disse...

Se eu afirmo é porque agi assim. Meu movimento foi realizado 2 horas depois do Mantega decretar IOF nas posições de cambio, bem antes de "segunda-feira"

Era o decreto do piso do dolar em 1,50.

Te pergunto, se um amador consegue enxergar isso claramente, se todos os estrangeiros tbm entenderam assim, será que não são vcs que não querem ver o óbvio.

Que o dolar vai voltar bem acima dos 2, talvez 3 reais, isso é uma questão de tempo, basta, esgotarem as reservas, ou alguém aqui acha 400 bi muita coisa?

Anônimo disse...

o fundamento do dolar a 3 é que qdo estava 1,5 as coisas aqui no BR custavam no minimo o dobro do que lá fora.

É um fundamento na visão do leigo. Tem funcionado melhor que a visão dos profissionais analistas especialistas, vice-presidentes, ...

Andre disse...

Anonimo,

esse fundamento NÃO FUNCIONOU durante 90% do tempo, só agora...

o ponto do post foi bem simples: constatar que tudo no BR custava o dobro do exterior é fácil, difícil é saber (adivinhar) quando seria o ajuste. E errar esse timing é PERDER para o custo de oportunidade, em bom português PERDER $. Isso está bem claro no gráfico.

Outra coisa: a visão dos profissionais do mercado, só quem é do mercado sabe, pois as recomendações q fazem tem outros interesses.

Não vale a pena ficar estendendo uma discussão desnecessariamente, sem apresentar fatos ou dados, só opinião. Senão acaba virando uma disputa de egos, igualzinho um determinado blog de bolha por aí.

E tornar "aqui" igual "lá" não posso deixar que aconteça.

Abs

Anônimo disse...

ok, concordo, egos não, mas comprreenda para aum leigo, eu imaginava que os analistas de jornais tinham interesse no seu leitor, nao que o nivel de manuipulação fosse esse, isso pra mim é novidade.


ainda no campo do leigo, eu vejo certas atitudes do BC como pressagios, talvez se eu fosse profissional, a pressão pra acertar me fizesse errar. Ai vc está certo, treino é treino, jogo é jogo.