terça-feira, 27 de setembro de 2011

Comportamento histórico de preço e vendas em algumas cidades americanas

Tirado do site Trulia, gráfico de preço e vendas no período de 10 anos, inclui todo um ciclo de boom e burst de uma bolha.

Considerações:

1) San Diego e Los Angeles mostram um comportamento de vendas fortemente sazonal, com o pico no meio do ano, às vezes se estendendo um pouco pelo 2° semestre, e forte queda no início do ano. Não faço idéia do motivo.

2) O preço não segue 100% um padrão, tendo o pico variado, por ex. Nova Orleans o pico foi ainda em 2005, enquanto outras se estendeu até 2008.

3) Sabemos (até mesmo intuitivamente) que as bolhas são mais agressivas em cidades turísticas, Las Vegas e Miami confirmam isso, com quedas de até 70%...

4) NY não tomou conhecimento do estouro da bolha, os preços triplicaram entre 2000 e 2007, e desde então se mantiveram estáveis. Suposição minha: com a desvalorização do dólar frente a praticamente todas as moedas do mundo, os imóveis ficaram mais baratos p/ estrangeiros comprarem, o que compensou um menor numero de compradores locais. Obs: ignorar aquele "pico" esquisito de preços em 2002, provavelmente é algum erro na base de dados, note que o número de vendas é irrisório no período.

Abs

2 comentários:

Anônimo disse...

NO teve o katrina
NY não vejo claro a subida alucinada de preços. Os proprios americanos consideram um enclave estrangeiro no seu territorio, cidades globalzadas como ela, imovel age quase como uma comoditie

Andre disse...

NY subiu de 300k p/ 1M em coisa de 6 ou 7 anos. Em linha c/ a subida geral dos EUA.

Abs