quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Queda nos juros: um último fôlego pra alta?


"Promovendo" um comentário anterior do leitor José, para iniciar uma discussão:
"uma coisa que temos que discutir eh o possivel impacto de uma reducao mais forte por parte do bc (credit-suisse acha que vai pra 8,5%... acho loucura, mas...) dos juros sendo que essa queda nao sera acompanhada de queda de inflacao, logo, os juros reais despencaram para niveis nunca vistos aki... isso ai fara o $$ queimar na mao.. pra quem ta acostumado com uns 0,8% a.m eh uma bela mudanca...
embora ache q qualquer queda dessa magnitude nao se sustenta, mas mesmo que fique nesses niveis por pouco tempo pode fazer estrago nos ativos reais..."
O que eu penso é: esse raciocínio (custo de oportunidade = Selic) é direto e intuitivo p/ pessoas com um nível mínimo de educação financeira, mas será que o "Average Joe" brasileiro tem essa percepção? (Não é raro encontrar pessoas de classe média-alta, de boa formação, que não tem esse conceito na cabeça). Por ex., como já foi falado, as pessoas que acham que não estão perdendo $ desde 2009 na Bovespa, pois andou de lado (só esquece o que ele está DEIXANDO de ganhar no CDI...).

Outra coisa: será mesmo que ainda tem um estoque significativo de pessoas com $ p/ investir em imóveis (ainda mais nesses níveis "altos" de preços) ?

A minha percepção sempre foi "os preços subiram pq muita gente comprou pra morar - credito aumentou rapido demais - a oferta demora a reagir".

Abs

3 comentários:

Anônimo disse...

A minha percepção sempre foi "os preços subiram pq muita gente comprou pra morar - credito aumentou rapido demais - a oferta demora a reagir".

faltou aí o numero muito alto de quem comprou pra investir e revender (e não vai morar), ninguém sabe precisar quantos são, mas é impossível ignora-los ou achar que é um percentual desprezível...

Andre disse...

Pois é, nao tem como saber quantos sao os especuladores...

Mas intuitivamente eu diria q sao poucos entre os usados e muitos entre os novos.

E como os novos sao um % pequeno do total, o especulador tb seria pouco.

Abs

Anônimo disse...

...ultimo folego não, apenas um entre tantos que se pode dar. Essa bolha ainda via longe.