segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Aumento de estoques em bairros do Rio

Mais do mesmo... Continuando o post sobre Ipanema, mostro outros gráficos com o estoque à venda em alguns bairros do Rio (*). Esse número é a amostra que o Zap usa p/ construir suas estatísticas, e já exclui os anúncios repetidos e inválidos, conforme todos os leitores já estão carecas de saber.

Amostra (estoque) no Zap: Méier, Tijuca, Barra, Botafogo, Copa e Leblon

O padrão geral é aquele conhecido: vem aumentando desde 2008 (provavelmente devido à popularização do Zap), com um aumento repentino nos últimos meses (que não dá pra colocar totalmente como o mesmo motivo...). Seria uma "corrida" pra vender num suposto topo? Façam suas apostas.

Curioso no caso do Leblon, aquela "barriga" ali em 2009, não tenho idéia do motivo...

Outra coisa digna de nota (que não está no gráfico), quase todos os bairros top da ZSul apresentaram um aumento agudo NO ÚLTIMO MÊS, assim como Ipanema:

Leblon, de 627 pra 965 (+54 %)
Ipanema, como já mostrado, de 1084 pra 1441 (+33 %)
Lagoa, de 617 pra 798 (+29%)
Gávea, de 177 pra 224 (+27%)
JB, de 394 pra 521 (+32%)

Confiram na origem aqui.

Esse "fenômeno" não se repete (na mesma intensidade) em bairros médios ou mais simples (como dá pra ver no gráfico). A suposta "corrida", ao que parece é mais intensa nos bairros top. O "sentimento" do mercado é de que "já deu", pelo menos nos lugares nobres... Se for isso mesmo, é só uma questão de tempo até contaminar os outros, claro...

Ao contrário de Ipanema, na maioria dos bairros o aumento da amostra NÃO foi acompanhado (ainda) de queda de preço (tanto que, na média o Rio teve aumento de 2,5%). Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

(*) Sei que o blog se chama Housing Market BR e não Housing Market Rio, a fixação com a cidade se dá pelo motivo mais simples de todos: como sou do Rio, a maioria dos dados que busco é daqui, naturalmente. Mas vou tentar em breve publicar informações de outras capitais.

Abs

6 comentários:

buginga disse...

O André,
O que me causa estranheza nesses números do ZAP é a quantidade de imóveis à venda. Já era grande e têm aumentado significativamente!
Basta comparar com os dados do IBGE (censo), número de domicílios dos bairros. Chega-se à conclusão que é muita coisa!!!!
Exemplo: dados do IPP (instituto pereira passos, pref. do RJ, baseado no CENSO 2000):
Leblon: 18 mil domicílios - 1 mil à venda !!!
Botafogo: 31 mil domicilios - mais de 2 mil à venda!
Copa: 61,8 mil domicilios - mais de 7 mil à venda!!!

Cara, é muita coisa. Mal comparando, seria algo como em um edifício de 10 andares, com 4 unidades por andar, um andar inteiro estaria ni mercado à venda.
Gostaria que você comentasse com sua percepção e a dos demais leitores também.

Anônimo disse...

Sugestão: normaliza esses gráficos pelo numero de domicilios total, ou pela população.

O SEADE em SP tem estatísticas boas pro numero de população de todos os anos, passado e futuro, por distrito. Daria pra pegar o indice e extrapolar mes a mês, ou até extrapolar p no. de domicílios, no Rio deve ter algum isntituto que faz o mesmo que o SEADE daqui, isso se não for rebuscar demais o grafico, daria uma representação a mais exata possivel da realidade

Fica a pergunta: esse salto de 30% não seria em parte investidores desovando na alta?

Andre disse...

buginga,

essa comparação já foi feita, neste post: http://housingmarketbr.blogspot.com/2011/08/imoveis-venda-no-zap-x-total-de.html

Por esse critério, 20% da Barra estaria à venda.

A conclusão intuitiva é essa mesma: corrida p/ vender no topo. Até que alguém me apresente uma conclusão melhor :)

Sobre o caso específico da Barra: tem q lembrar que é um Bairro em expansão, então parte desses imóveis é nova oferta. Mas na ZSul não... É imóvel antigo q o povo tava "esperando" pra vender... É o que parece.

Abs

Anônimo disse...

Tem algum paralelismo com no. de lançamentos, ou descolou?

A embraesp tem esses numeros.
Vale a pena dar uma comparada, em termos absolutos e relativos.

Imagino que se todo lançamento for jogado aí, bem possível que cubra todo o salto, não que seja mesmo, mas na hipótese teórica de ser, poderiamos dizer que 100% do mercado estaria especulando.

Frank disse...

não sei se estou anestesiado p/ perceber, mas não me parece q 10% de unidades à venda seja um número excessivo (caso Zona Sul).

20% já é alto (caso Barra), mas as explicações são bem convincentes.

Me disse...

Há controvérsias(;)): http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/09/falta-de-oferta-transfere-salao-imobiliario-em-sp-para-2012.html