quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pode preço subir enquanto vendas caem?

Alguém comentou isso lá no bolha, fiquei intrigado e resolvi refletir:

"Supunhetemos" que em janeiro temos 100 unidades de determinado produto disponíveis, 150 pessoas querendo comprar (demanda), e preço de 1,00, vende-se as 100 e bota-se o preço pra cima, digamos pra 1,10.

Em fevereiro, por algum motivo, só temos 50 unidades p/ venda, demanda de 100 pessoas, ao preço de 1,10. Vende-se todas, ou seja 50. E aumenta-se mais o preço, pois tem gente q ficou de fora, então tem espaço p/ aumentar o preço.

Nesse cenário hipotético, as vendas caíram de 100 para 50, mas o preço aumentou mesmo assim. O que força o preço é o desequilíbrio da relação oferta/procura, e não necessariamente o comportamento das vendas.

Ou tem algum erro nesse raciocínio?

Obs: no mercado imobiliário sempre falam de um indicador chamado VSO (Venda sobre oferta), acho que esse cara é que tem que mostrar queda pra ter uma reversão na tendencia de preço.

Obs2.: isso é só teoria, ok? No mundo real tem uma penca de outras coisas influenciando o preço, nem todas  muito "limpas", por assim dizer...

Abs

12 comentários:

Me disse...

"Nesse cenário hipotético, as vendas caíram de 100 para 50, mas o preço aumentou mesmo assim. O que força o preço é o desequilíbrio da relação oferta/procura, e não necessariamente o comportamento das vendas."

Acho que isso é tudo, não?

Frank disse...

no mundinho ideal da ecocnomia, os preços tendem a cair se as vendas diminuem QDO há ESTOQUE de itens a vender.

tem-se q ver, do total de imóveis à venda, qual % é efetivamente negociado.

aí pode-se fazer alguma conjectura...

Andre disse...

Frank, mesmo q sobre estoque, se ele diminui, acho q o preço tende a subir.

Um dos graficos enviados pelo jose mostra o estoque diminuindo.

"tem-se q ver, do total de imóveis à venda, qual % é efetivamente negociado."

Exatamente. Foi isso q eu falei no post. Esse é o tal VSO, que ACHO q é o numero mais importante.

Abs

Farley disse...

Acho q o exemplo não tá mto legal não. Que o preço pode subir com as vendas caindo já é sabido. Isso acontece quando você tem tem quedas maiores na oferta do que na demanda. O que tem que se explicar é por que diabos um agente econômico, num mercado de concorrência, iria oferecer menos de um produto que está oferecendo lucros crescentes.

Frank disse...

"O que tem que se explicar é por que diabos um agente econômico, num mercado de concorrência, iria oferecer menos de um produto que está oferecendo lucros crescentes."

possíveis explicações:
1- a oferta é inelástica no curto prazo
2- como há estoque de imóveis, a oferta ainda é alta, mas os preços atuais estão freiando a conclusão de novos negócios

Farley disse...

possíveis explicações:
1- a oferta é inelástica no curto prazo
Acho que não dá pra explicar, pois se a teoria é que a relação oferta e demanda, a oferta tinha de cair pra explicar o aumento no preço.
2- como há estoque de imóveis, a oferta ainda é alta, mas os preços atuais estão freiando a conclusão de novos negócios
Acho que seria por ai, mas se tem estoque não teriam q baixar os preços?

Marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo disse...

Lembrando do exemplo dos EUA, o pico de estoque foi praticamente coincidente com o pico de preço. Acho que o fator liquidez entra forte nesse mercado: por ser baixa, é mais dilatado o tempo para que a pressão de estoque influencie o preço. Faz sentido?

Frank disse...

"Acho que o fator liquidez entra forte nesse mercado: por ser baixa, é mais dilatado o tempo para que a pressão de estoque influencie o preço. Faz sentido?"

faz.

é aquela propensão (de q falamos no BOLHA há um tempo atrás) do cara "sentar" no imóvel e esperar, esperar, esperar....até realizar o ganho q ele esperava obter - ao invés de simplesmente baixar o preço e desovar logo o imóvel...

Andre disse...

Marcelo,

"Lembrando do exemplo dos EUA, o pico de estoque foi praticamente coincidente com o pico de preço"

qdo, vc diz isso vc se refere, aos novos ou usados? Ou ambos?

Teria um grafico pra ilustrar? (Aqui somos todos "tarados" por graficos, heheh).

Abs

Andre disse...

Frank,

"é aquela propensão (de q falamos no BOLHA há um tempo atrás) do cara "sentar" no imóvel e esperar, esperar, esperar....até realizar o ganho q ele esperava obter - ao invés de simplesmente baixar o preço e desovar logo o imóvel..."

vc está partindo de uma premissa q a maioria dos imoveis foram comprados p/ especulacao. Nao temos dados, mas tendo a acreditar q isso pode ser verdade entre os novos, mas nao entre os usados. E como os usados (provavelmente) sao a maioria do mercado...

Abs

Frank disse...

não foi minha premissa não.

pensei mesmo nesses imóveis em, por alguma razão (investimento ou morador tradicional querendo faturar na alta), o cara quer vender, mas não tem tanta pressa.

agora, se isso é muito ou pouco em relação ao mercado, são outros 500.