terça-feira, 14 de junho de 2011

Quem está comprando a estes preços?

Prezados leitores,

    seguem umas tabelas bem simples c/ alguns preços de imoveis, e qto o sujeito precisa ganhar p/ comprar.

A premissa é tabela SAC, taxa 8,66% a.a. + TR, que dá uns 9,66% a.a., ou 0,77% a.m. Todas essas condições são da CEF, que é mais de 2/3 do mercado.

A exceção é o ultimo caso, pois acima de 500k a CEF não faz... Usamos BB, 11% a.a. + TR, que dá 0,95% a.m., a entrada minima nesse caso é 10%.

A primeira tabela usa os inputs médios reais (entrada 38%, prazo 12 anos), e a segunda, o extremo possível hoje (entrada CEF 20%, ou BB 10%, prazo 30 anos).

Clicar p/ expandir


Pode-se confirmar facilmente o valor das prestações aqui:
http://fazaconta.com/financiamentos-pmt-rate-nper.htm

A conclusão: não faço a minima idéia. só sei isso aí, q é o que os números dizem... Gostaria q os leitores comentassem algo.

Abs

11 comentários:

Frank disse...

parabéns pelo trabalho de tabulação e tal, ficou muito bom, cristalino.

vários aspectos podem ser comentados.

por hora, faço 2 reflexões:

1) eles vão pagar isso por praticamente "a vida toda" (considerando-se, claro q a renda real não vá crescer, o q pode não ser uma premissa razoável)

2) o casal com renda faimiliar de 15K~20K vai querer morar em um 2 qts ? e os filhos? e o qto de empregada?

outra coisa: em Botafogo (bairro de "passagem"), ou na Bara (no fim do mundo !) ???

com essa renda, provavelmente eles vão "querer" morar no entorno "extendido" da Lagoa (Lagoa/Gávea/JB/IPA/Leblon).

mas "querer não é poder"...

concordo com vc q SEMPRE dá pra comprar apto, AINDA é possível comprar apto, mas isso não muda o fato de estar agora BEM mais difícil do q há 5 / 10 ou 15 anos.

aí voltamos ao nosso ponto inicial da disussão: esse patamar de preços veio pra ficar, ou é uma bolha (q pode estourar ou murchar, não interessa) ?

Me disse...

Já cheguei a levantar essa dúvida antes, mas não lembro de terem respondido:

tudo no Brasil sempre foi caro.

Comparam renda per capita com os valores do imóvel, em relação a outros países. "Está mais caro que vários outros paises de primeiro mundo". Só que antes dessa alta, tinha endereços em Ipanema que já eram considerados um dos mais caros do mundo. Carros populares sempre foram difíceis de comprar pelo povo.

Será que 10k por mês simplesmente não é tanto dinheiro assim? Comparando-o a realidade brasileira é uma fortuna, mas não em relação ao salário mínimo considerado ideal, que é pesquisado mensalmente e sempre está acima de 2k. Cinco salários mínimos é muito dinheiro em países de primeiro mundo? Será que os que ganham 10k, 20k, não sofrem do mesmo problema dos que sentem-se ricos comprando coisas de rico parcelado? Será que não é de novo o velho hábito brasileiro de comer sardinha e querer arrotar caviar?

Sim, tem notícias dizendo que tá desacelerando. Mas considerando a alta toda, os preço podem cair pra metade, que vão continuar caros e inacessíveis por muitos.

No Brasil, tudo sempre foi caro.

Ok, até minha avó sabe que tá tudo caro pra burro. Porque não tentamos ver agora a outra ponta? Ou seja, nosso próprio umbigo?

Me disse...

(André, tô achando que um forum seria mais interessante. Na prática é como estamos usando o blog, já.)

Andre disse...

Frank,

sobre seus 2 pontos:

1) Nao é a "vida toda", é 12 anos, na tabela de cima, que pra mim é a que importa, pois usa os dados médios reais do mercado (ent 38%, prazo 12a). A debaixo é só curiosidade, usando o caso extremo.

Lembrando q na tabela SAC, a prestacao cai todo mes, e uma vez por ano é reajustada pela TR, voltando um pouco.

2) Sobre isso, compartilho a sua impressao, pra mim, um casal com essa renda, provavelmente quer um bairro e um ap melhor.

Ja tem outros, q acham q a gente é doido e a familia tem q ganhar o dobro, pra "poder" morar nos bairros top do Rio. Tem uma certa lógica tb. Fica diicil saber quem tá "certo" sem dados confiáveis de renda por classe social no Rio.

Vou refazer a tabela com aps de 3qtos e 110m2 e mais alguns bairros.

Obs.: seria bom q as pessoas "auditassem" as contas e o raciocínio, pois posso ter errado. Nao confiar cegamente.

Abs

Andre disse...

Me,

tudo sempre foi caro no BR mesmo, é verdade. Mas imovel ao contrario de qq outra coisa, dobrou em 3 anos.

Se tava "caro" e ficou "carissimo", ou se tava "barato" e ficou "justo" eu nao sei. É isso q a gente tá tentando descobrir, mas talvez nunca consiga.

Talvez só com o tempo a genta vá ver qual é o "certo"...

É fato q um casal de 10k liq cada um comprava Leblon em 2008 e hj nao (pelo menos nao com facilidade).

Mas será q aquele preco era o "justo". Ou foi uma janela de oportunidade única e q nao volta tao cedo?? Como já falou o Jose, pode ter sido o inicio das curvas ascendentes de renda e credito, quando as condicoes já eram boas, mas o preco ainda nao tinha reagido a elas.

Nobody knows...

Abs

Andre disse...

Me,

sobre a ideia do forum:

1) criei este blog em 15 min. Um forum provavelmente é bem + dificil. O "Bolha" tá prometendo o dele há 2 meses, e ate agora nada.

2) baseado em observacao de forums de investimento: o assunto "imovel" tá bombando hoje, mas basta 6 meses de mercado estabilizado, pra cair ferozmente o interesse. Nos forums de acoes é assim: pega fogo qdo a bolsa sobe ou qdo cai, mas se anda de lado (como nos ultimos 2 anos) fica às moscas...

Abs

Andre disse...

COMEÇOU O ESTOURO!

Galera, acabei de receber um SMS c/ promocao de uma construtora! Os caras tao deseperados!!

Huahaahahah!

Abs

Me disse...

CAR@#$%!!1!!
AgorA A BOLHA ESTOURA11!!1! BUUUUUUMMMmmMMMM!!!!1!1!!11111111

Me disse...

Foi mal pelo palavrão, isos é bullying.

Frank disse...

Ah, não tinha reparado, achei q vc tivesse usado aquelas condições de 30 anos de financiamento...

jayme pereira nunes disse...

caralho ..
ta foda mesmo
com meu salario so ta dando pra morar em miami.... aquele lugar horrivel, cheio de bueiros que explodem, favelas, servicos e transportes publicos ineficientes.. :((

eu ouso dizer que com 500 conto nao se compra mais nada na barra..
ta tensa a situacao neguinho.