quarta-feira, 1 de junho de 2011

Renda x Preço dos Imoveis

Acho q esse assunto ainda não foi esgotado.

Alguém falou lá q quem ganha 10k não ganha bem (ou não ganha tão bem quanto acha)... Entendo q foi no calor da discussão, etc, mas vamos desenvolver.

Quem ganha 10k liquido / mes compra sem grande dificuldade carros como Corolla/Civic (70k), ou até mesmo modelos de entrada de marcas como BMW/Mercedes (115k).

Viaja p/ Europa todo ano, bota o filho em boas escolas, janta em bons restaurantes, etc. Talvez não todas essas coisas juntas, heheeh, mas todo mundo entende o raciocinio, né.

Então, mas esse carinha hoje não compra nos bairros top das principais cidades brasileiras.

É achismo, é, claro, mas vamos desenvolver, vamos tentar arrumar os dados oficiais de estratificação social do Rio, pra ver se a gente conclui algo...

Conforme o Frank e outros falaram, ao que parece tem uma distorção nessa relação... Os 1% mais bem pagos não estariam conseguindo atingir os 1% melhores bairros p/ comprar.

Obs.:
Sabemos q esse assunto tem um potencial explosivo, então vamos fazer o possível p/ manter o máximo "Manhattan Connection" e o menos "Ratinho" possível, ok?

Abs

13 comentários:

Me disse...

Essa relação faz sentido? Se eu faço parte do 1% melhor pago então devo ter acesso ao 1% de tudo mais caro? Com imóvel é diferente?

Do ponto de vista lógico não vejo sentido. Mas acho que entendi o que ele quis ilustrar. O sujeito tem acesso a muita coisa de alto padrão, mas na hora de ver a casa, não tem acontecido assim.

No Rio de Janeiro, alguém que tiver 10k líquidos pode alugar* algo com mensalidade máxima de 3.333,33. Se estiver sozinho, consegue algo razoável e digno em Botafogo ou Flamengo, mas não coisa muito grande. Tem exemplos no ZAP se quiserem o caso melhor ilustrado.

Mas Rio de Janeiro é coisa complicada, são poucos os bairros que você possa afirmar categoricamente que não são problemáticos, e todos querem ir pra esses lugares. Não pensam muito em mudar de cidade. Uma mistura estranha de paraíso com inferno difícil mesmo de entender sem visitar.

*Falo em aluguel por que é o que tenho visto mais.

Me disse...

Tá, mas o que quis dizer é que entendo que não é estranho alguém com 10k não poder morar em Ipanema/Leblon, mas também é estranho ele precisa comprometer 1/3 da renda dele pra conseguir morar dignamente.

Andre disse...

Me, até há pouco tempo atras o cara comprava ou alugava em Ipa/Leblon com 10k.

Não sei se antes tava "barato" e corrigiu, ou uma qtde maneira de pessoas aumentou de renda... Não sei, só com dados p/ ver isso.

Abs

Anônimo disse...

"Não sei se antes tava "barato" e corrigiu, ou uma qtde maneira de pessoas aumentou de renda... Não sei, só com dados p/ ver isso."

ô gente, já tinha explicado isso lá no Bolha...foram os "Josés" q nos ultrapassaram :)


agora sério: uma correção q pode parecer sutil, mas faz toda a diferença - não é q os 1% mais ricos não conseguem morar nos 1% melhores bairros....é q os 1% mais ricos não conseguem ENTRAR AOS PREÇOS ATUAIS nos 1% melhores bairros.

e qdo falamos em ENTRAR, tenham em mente q o universo de aptos possível não é o TOTAL dos melhores 1%, mas APENAS um recorte desse universo - os q estão a venda.

Frank

Me disse...

Frank, vamos tentar evitar alfinetadas e ser mais diretos. Eu mesmo não entendi o que você quis dizer com sua frase sobre "Josés", nem se sua hipótese seria razóavel.

Também não entendi o que você quis dizer com "entrar".

De qualquer forma acho que comparar o 1% mais ricos com o 1% de bairros mais caros é comparar bananas com maçãs. Se fossemos pensar assim, os 1% mais ricos deveriam ter tudo que fizesse da parte do 1% de coisas mais caras disponíveis.

Não estranhe minha dificuldade pra entender, minha inteligência é limitada mesmo(sem ironias, é sério).

Andre disse...

Me,
não foi alfinetada é só uma piada.

O q ele quis dizer é que pode ter um grupo significativo de pessoas c/ renda bem maior do q 10k...

"Entrar" é comprar, o racicinio dele tá certo sim, não dá pra dizer q os 1% mais ricos tem q poder comprar nos 1% de lugares mais caros, pq não é todo mundo de lá q tá disposto a vender...

O % de imoveis q troca de mãos deve ser bem pouco em comparação c/ o total.

Abs

Anônimo disse...

corolário do q eu escrevi: muita gente q mora hj nesses bairros "triplo A" da ZS não PODERIA COMPRAR O IMÓVEL EM Q MORAM, AOS PREÇOS ATUAIS (descontando, é claro, o fato de ele estar patrimonialmente rico, pois o imóvel em q mora se valorizou uma barbaridade).

em suma, é gente q é:
- pobre em termos de fluxo (salário, renda)
- rica (circunstancialmente...), em termos de patrimônio (imóvel)

Frank.

Farley Fiorini disse...

De fato, quem não tem condição de comprar, mas tem condições de continuar morando em um bairro valorizado provavelmente não irá vender tão fácil. Por outro lado existem situações que obrigam as pessoas a vender: falecimentos, separações, perda do emprego... Existem outras que influenciam fortemente a venda como filhos que vão morar sozinhos, oportunidades em outras cidades... Então acho q o argumento de que "quem tá fora quer entrar mas quem tá dentro não sai" poderia ser contestado com números que mostrem qual a movimentação nos imóveis desses bairros mais valorizados. Acho q esses números não são fáceis de conseguir, eu pelo menos não vi em nenhuma discussão até agora.

Farley Fiorini disse...

Outra coisa que acho relevante para a discussão do assunto é a diferença entre o preço do m2 de casas e apartamentos. Não sei como é no RJ, mas aqui no DF o m2 de uma casa de 100m2 sempre foi mais caro do q o m2 de um apto (usado) de 100m2. Isso até 2008. De lá para cá o m2 dos aptos usados ultrapassou o preço do m2 das casas. Levando-se em conta que no DF as incorporadoras não se interessam pela construção de casas, concentrando-se nos prédios(sei que isso não prova nada, mas acho q é indício forte) dá pra concluir que a alta nos preços foi comandada pelas altas sucessivas dos imóveis novos, não pela escacez de imóveis usados.

Anônimo disse...

"Não sei como é no RJ, mas aqui no DF o m2 de uma casa de 100m2 sempre foi mais caro do q o m2 de um apto (usado) de 100m2. "

um amigo q conhece o mercado do RJ comentou isso comigo no fim de semana.

eu não sabia.

disse ele q o momento p/ comprar casa está (relativamente, é claro) bom.

acho q esse é um sintoma interessante, pode significar alguma coisa na linha do q vc disse.

Frank.

Andre disse...

Frank,

é isso mesmo, eu já tinha percebido isso.

Se vc olhar no Fipe zap enquanto os aptos na Barra subiram 65% as casas subiram 30%. A distancia apto-casa diminuiu.

Mas isso não ajuda muito no caso da Z Sul, pois por lá quase não tem casas...

Abs

Frank disse...

sim, casa no RJ = Barra.

ou Jardim Pernambuco, pra quem tem um "pouquinho" de cascalho...

Andre disse...

Galera, vamo escrever...

Jose? Apareça, traga dados novos ae, graficos, etc...

heheh

Abs