quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fipe-Zap de novembro/2011: repique em Ipa/Leblon?

Há exatos 3 meses atrás, verificamos neste post, a queda mensal de preços em Ipanema, acompanhada do aumento repentino da amostra (estoque)...

Pois bem, infelizmente (ou felizmente, depende pra quem) acontece que a figura dos sonhos dos "bolhistas" não se completou na divulgação de novembro do Estatísticas Zap:

Segundo o índice, recuperou de uma vez só o que tinha levado três meses p/ cair... A amostra diminuiu, teria sido a primeira desova dos especuladores?

Vale lembrar que nos EUA, os preços fizeram o topo por volta de 2006, para cair só em 2008, andaram de lado por dois longos anos. Dureza p/ que quer comprar e está esperando o estouro da "bolha"...

Abs

10 comentários:

Frank disse...

andré, acho q já há elementos suficientemente concretos p/ acreditarmos q os preços estejam fora do lugar (= bolha, a meu ver).

a discussão agora será acerca do timing e do formato do estouro (qtos repiques, traps, etc.)

as perguntas:

1) ainda sobe + até o topo ?
2) vai enfrentar um período de platô (= andar de lado) durante algum tempo (anos...) ?
3) qdo esvaziar, será abruptamente (aka estouro) ou gradualmente (perdendo para a inflação) ?

as respostas:

1) não faço idéia (achei q estávamos no topo há 1,5 anos atrás...)
2) provável, pois o governo dispõe de um saco de bondades q pode prolongar o platô, e pode mesmo conduzir a um ajuste "indolor" de preços pode meio de inflação
3) acho q só será abrupto se houver um trigger de crise + séria na economia....nas CNTP, caminha para platô + esvaziamento lento, com momentos de stress nos anos de concentração de entrega de empreendimentos, como parece q será o período 2011-2013.

Andre disse...

Acho q é bem por aí mesmo, resumiu bem.

Quem ainda não comprou, o negócio é poupar mesmo e ter paciencia. Quem comprou há 1 ano se deu relativamente bem, daqui pra frente ninguém sabe (como sempre).

Seria bom q outros leitores opinassem tb.

Abs

Me disse...

Na plenitude de minha ignorância, ainda resisto um pouco a idéia. Desde que comecei a acompanhar o assunto notei que ele é muito, mas mais complexo do que imaginava.

Fizeram um video do caso de Cascavel-PR, por exemplo, e me impressionou muito. Mas Rio de Janeiro, onde moro, é uma cidade com muitas exceções, principalmente com imóveis. Até vejo sentido em diminuir um pouco os valores depois do carnaval, quando a procura diminui, mas isso acontece todos os anos.

Ainda vejo também a possibilidade de nada baixar simplesmente pela experiência própria de notar como brasileiro prefere deixar de ganhar e até perder dinheiro do que ser "passado como otário". Ou seja: vai ter dono arcando com despesas de manutenção, condomínio, IPTU de um imóvel vago, mas não vende pelo que acha valor baixo.

Minha ignorante opinião.

Ed disse...

Caros,
Comecei a olhar apartamento para comprar mesmo este ano, e confesso que me assustei com os preços aqui de BH. Mas notei mesmo que eles não estão mais subindo, e os descontos estão em mais de 10% quando você começa a negociar a vista.
Tenho um amigo dono de construtora que falou que não consegue mais repassar os reajustes para o preço.

Mas me assustou agora o novembro. BH estava há uns 3 meses na pesquisa com 0,7% de aumento (antes estava com 2,4%am). De repente neste mes sobre 1,4%.
Isso com notícias de crises e etc... será que a base do ZAP é mesmo confiável? Será que a queda de juros está aquecendo o mescado com financiamento mais barato?
Espero que não, pois estou enrolando para jogar isso para o ano que vem e tentar ver se cai.

Frank disse...

"(...) vai ter dono arcando com despesas de manutenção, condomínio, IPTU de um imóvel vago, mas não vende pelo que acha valor baixo."

concordo, isso eu já venho dizendo há algum tempo.

haverá uma resistência inicial muito grande à venda por um valor inferior ao de compra.

talvez, com o tempo, em uma hipótese de redução de preços, essa resistência venha a ser minada gradualmente.

Jose disse...

nao esquecam que no cenario atual o $$ esta rendendo (descontado a inflacao) NA MELHOR DAS HIPOTESES 0,4% AO MES LIQUIDO!!!!!
(ntnbs)

na poupanca 0,15%-0,20% LIQUIDO...

acho que o imovel parado (ninguem aluga nao?) ja deu mais preju...

Andre disse...

Olha, eu acho que a resistência a baixar preço PODE não ser tão grande assim, pois acredito que a maioria dos proprietários comprou a preços antigos (2009 pra trás), e mesmo dando um desconto sobre o preço atual anda tira um lucro fabuloso.

É aquilo, vem fácil, vai fácil. na compra ninguém nem sonhou com uma valorização tão expressiva, mas vender no topo é difícil. Pode ter que abrir mão de parte do lucro mesmo...

Abs

Anônimo disse...

"Vale lembrar que nos EUA, os preços fizeram o topo por volta de 2006, para cair só em 2008, andaram de lado por dois longos anos."

????????????
?????????????????????

ONDE ISSO?!?!?!

http://www.lateralthinking.biz/wp-content/uploads/2009/02/sp-case-shiller-home-price-indices0508.jpg

http://media.photobucket.com/image/case%20schiller/taipan74/webforum/caseshillerteranetOctober2009.jpg

Andre disse...

Sim, pentelho, aproximadamente.

http://en.wikipedia.org/wiki/Case%E2%80%93Shiller_index

http://www.economist.com/node/21009954/

Ahh, não vai começar mais uma discussão de sexo dos anjos não hein?

Abs

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.