terça-feira, 2 de agosto de 2011

Bairros do Rio segundo o Censo 2010


http://oglobo.globo.com/rio/info/rio-censo-2010/

População, faixa etária, qtde de domicílios (ocupados e desocupados), etc, nos Censos de 2010 e de 2000.

Uma constatação interessante: a maioria dos bairros da Z Sul perdeu população no período (provavelmente envelhecimento + filhos saindo de casa), e Barra/Recreio aumentaram muito (esperado).

Abs

4 comentários:

Anônimo disse...

André,

Antes de mais nada, parabéns pela iniciativa de manter esse blog para discutir o mercado imobiliário.

Confesso, vasculhei o blog desde o ínicio e fiz uma leitura bem rápida - superficial, sem analisar os pontos que você destaca. Mas, adianto que percebi que você seleciona o que publica.

Outro ponto importante em seu blog é que não há qualquer análise precipitada e pelo visto você é fã de estatística, o que é excelente. Pois, alguns blogs tratam o tema bolha imobiliária em função de achismos e expectativas totalmente infundadas em relação a própria teoria economica - pior, não se pode afimar com precisão que há bolha no mercado imobiliário como alguns o fazem.

Bom, vim parar aqui por uma mera causalidade. Vou aproveitar que gostei de sua discussão e nos próximos dias pretendo contribuir para aprofundar a visão de como se deve analisar o real estate. Claro, vou comentar algumas idéias a respeito do ciclo real de negócios no mercado imobiliário, macroeconomia, modelos hedônicos, PPI (producer price indices) e sobretudo, algumas particularidades de nossa economia. Pretendo também apresentar a você algumas das Teorias Economicas para os ciclos e formações de bolhas no mercado imobiliário - algo que anda escasso nos blogs que tratam de bolha imobiliária.

Um abraço e logo volto a postar nos comentários.

Marcos R.

Andre disse...

Marcos,

obrigado pelo comentário.

Sobre o ponto de selecionar o q publico, é impressao sua. Meus leitores (assim como vc, percebo) sao pessoas altamente qualificadas e com alto senso crítico, nao sao "manipuláveis" facilmente.

Nos comentários sempre tem algum leitor fazendo um contraponto ou um adendo ao post, às vezes até eu mesmo. Nunca censurei nenhum comentário e nem pretendo.

Tenho certeza q quando vc ler melhor o blog mudará sua impressao.

Se os indicadores mostram "tudo azul" na economia, nao tenho "culpa", ao q parece isso é característico de bolhas, primeiro os precos caem depois começa o resto a mostrar o caos. Tem q ver com calma o q houve em outros paises.

Nao tive tempo de ler a fundo, mas parece q esse paper do FMI (dica do Drunkeynesian) fala sobre isso: http://www.imf.org/external/pubs/ft/wp/2001/wp01129.pdf

Primeiro os imoveis caem e algum tempo depois começam os problemas c/ o setor financeiro.

Aguardamos suas participacoes por aqui, que serao de grande valia. E tb lembro que existe um

forum, o link está na coluna à direita. Temos várias discussões boas por lá também.

Abs e volte em breve

Anônimo disse...

Olá André,

O texto do FMI fui eu quem indiquei ao Drunkeynesian - tenho selecionado uma gama de artigos escritos mundo afora sobre ciclos e bolhas imobiliárias. Além disso, estou pesquisando o assunto nos últimos 2 anos. Bom, se você perguntar quais os motivos que me levaram a esse assunto eu explico: trabalho em um dos grandes bancos brasileiros e tenho acesso a alguma fonte de dados sobre o mercado - coisa rara e escassa no Brasil. Outro motivo foi a curiosidade em entender os mecanismos no mercado imobiliário brasileiro e a possibilidade de traçar algumas análises mais acuradas. Claro, não posso afirmar que minhas análises estão corretas, ao contrário, é somente uma opinião.
Já o texto do FMI em minha opinião é muito útil para traçar um caminho para analisar ciclos e bolhas - obviamente não o único.
Eu até deveria ter indicado a ele um Handbook utilizado pelo BIS (Bank for International Settlements) para precificar e identificar características do mercado imobiliário. De qualquer modo, já indico a você que é possível encontrar o Handbook no site da Comissão Européia: http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/hicp/methodology/owner_occupied_housing_hpi/rppi_handbook

Quanto aos ciclos e bolhas, é deveras fundamental selecionar quais são as variáveis importantes para construir um modelo. Afirmar que há uma bolha sem testar hipóteses não é um bom caminho.

Por fim, compartilho com você a idéia de observar quais os mecanismos que implicam em uma bolha. Tenho até selecionado alguns Papers sobre o mercado chinês, que alguns analistas afirmam também estar nessa condição.

Um abraço

Marcos

Anônimo disse...

O Censo foi falho na Zona Sul. Visitaram menos casas. Veja que o numero de residencias totais diminui, e não soube de nenhuma demolição para construirem parques.