segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Os preços de 2010 não se sustentam?

Desenvolvendo o raciocínio de alguns leitores neste post.

Gráfico tirado do slide 7 dessa apresentação do HSBC:
Dados de financiamentos c/ recursos de poupança - ABECIP
Pode-se ver que a queda de venda de usados de 2009 p/ 2010 foi ABSURDA, dado q os graficos estão em valores, não em unidades.

Como o preço médio dos imoveis subiu 22% entre 2009 e 2010 (fonte Exame), a queda de venda de usados em termos de unidades foi de cerca de 51%.

Os novos explodiram em vendas, mas atentar para um detalhe: esses dados são de financiamentos liberados em 2010, p/ quitação dos imóveis na época da entrega, após as chaves.
Como as obras estão demorando de 2 a 3 anos, esses imóveis foram comprados na planta em 2007-2008, a preços de, naturalmente, 2007-2008...

Ou seja, muito pouca gente comprou imóvel a preços de 2010, queda dramática em relação a 2009. Pela lógica, em 2011, como os preços subiram mais ainda, menos gente ainda deve ter comprado.

Tá certo isso? Tem algum erro nesse raciocínio?

Abs

5 comentários:

Me disse...

Aproveitando ainda esse clima de "pode estar dando merda sim", os nervos lá no bolha estão mais calmos ultimamente. Continua unilateral(acho dificil não ser dada as últimas notícias), mas estão bem mais brandos.

Frank disse...

pois, essa é exploração de uma discussão q tivemos lá.

qual foi sua base para a projeção de 2011?

a queda foi mesmo impressionante.

mas nem tanto, se a gente pensa em 2 coisas:
1) o q seria uma "renda boa" p/ comprar um "bom imóvel" (é bastante subjetivo, mas eu acredito ter um "bom sentimento" do q isso significa no RJ)
2) o preço dos imóveis

se vc pondera (1) e (2), vc conclui q algo não cheira bem.

aquela "renda boa" não compra + um "lugar bom" (= bom, com espaço razoável em bom endereço) - por favor, não é um contra-exemplo ACEITÁVEL vc vir me dizer q dá pra comprar um bom 2 qts no Catete ou Largo do Machado...

quem tem grana q supunha razoável para comprar algo (por exemplo, 400 K poupados + 300 K de crédito) vai segurar, pq pretende comprar um 3 qtos, e não um 2 qtos.....no Catete....

Andre disse...

Frank,

o grafico é do HSBC, c/ dados da ABECIP, provavelmente fizeram a projecao simplesmente extrapolando os dados q já se tem de 2011 até agora.

É como eu já disse: concordo com vc, no meu achismo, há um descolamento entre a renda "boa" e o q essas pessoas desejam (ambas as coisas sao pra lá de subjetivas, claro).

As vezes tenho a impressao só sobrou 2 perfis de clientes nesse mercado:

a) quem nao tem $ p/ pagar os precos atuais;
b) quem até tem $, mas nao tem coragem...

Da pra entender os b), pois 9k o m2 em Copa é assustador mesmo, só p/ citar um ex.

Abs

Andre disse...

Um adendo:

"quem tem grana q supunha razoável para comprar algo (por exemplo, 400 K poupados + 300 K de crédito) "

Com a selic nesses niveis altos, o incentivo pro cara esperar e "pagar pra ver" é enorme.

Abs

Andre disse...

O ponto principal do post é: os imoveis usados vem subindo desde 2010 "no vazio", sem vender (ou vendendo pouco)?

Tenho uma certa dificuldade de crer nisso, pois tem gente q PRECISA vender, por motivos pessoais. Como q fariam? Botam preço de 2009??

Algo não fecha...

Abs