sábado, 27 de agosto de 2011

Monotrilho na Barra da Tijuca

Proposta da canadense Bombardier (notícia meio antiga, mas eu não sabia, pode ser novidade p/ outros também):

Notícia na Revista Ferroviária
Bombardier apresenta monotrilho para Barra da Tijuca

21/06/2011

A Bombardier apresentou à Prefeitura do Rio de Janeiro, no início do junho, um projeto de integração modal de transportes para Barra da Tijuca, através de um sistema de monotrilho. A empresa ainda não revelou o custo para implantação do projeto.

O estudo propõe duas linhas de monotrilho, com 31,4 km de extensão total, que fazem a integração com os outros modais: metrô e BRTs TransOeste, TransCarioca e TransOlímpica.

A linha denominada "Circuito Azul" começa com uma integração modal com a Estação Jardim Oceânica do metrô e vai até o Recreio Shopping. São 18 estações em 18,9 km de extensão, sendo monotrilho interligado com a TransOeste a partir da Alvorada. No "Circuito Vermelha" o monotrilho faz a integração modal com a TransCarioca, na Alvorada, e, com a TransOlímpica, na Av. Salvador Allende. São 09 estações em 12,5 km.

Veja abaixo o vídeo institucional da Bombardier, feito pela Archigraph, apresentando o projeto:

Discussão interessante no Fórum SkyscraperCity. (Segundo a opinião da maioria, a chance é ZERO que se implemente).

Abs

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonito!

Frank disse...

eu acompanho esse assunto mais de "insider", e o projeto q está valendo hj, defendido tanto por Gov Est qto Prefeitura é a extensão do BRT Transoeste (Sta Cruz - Cebolão) até o Jardom Oceânico.

Até onde sei, a idéia desse monotrilho - infelizmente - foi aposentada.

motivações:

- custo
- lobbies da indústria de ônibus (operadoras + fabricantes)

em termos estéticos, poluição sonora e visual, a diferença é incomensurável...infelizmente, vão enfiar esse BRT(corredor de ônibus) com uns carros + bonitinhos do q a média, mas ainda serão ônibus em cima de asfalto.

Andre disse...

Poisé, infelizmente, esse monotrilho não se concretizará, o q é uma pena, pois tem toda a "cara" da Barra da Tijuca, só ia agregar, tanto pelo óbvio (mobilidade) quanto no quesito visual.

Abs

Anônimo disse...

Aqui em SP o lobie sujo dos Brt's não tem vez
Temos 2 linhas do tipo em início de contrução, e projeto de outras 3.

Além dos Brt onde eles são convenientes, e só onde eles são convenientes. A boa arquitetura vem antes da grana.