Notícia na Revista Ferroviária
Bombardier apresenta monotrilho para Barra da Tijuca
21/06/2011
A Bombardier apresentou à Prefeitura do Rio de Janeiro, no início do junho, um projeto de integração modal de transportes para Barra da Tijuca, através de um sistema de monotrilho. A empresa ainda não revelou o custo para implantação do projeto.
O estudo propõe duas linhas de monotrilho, com 31,4 km de extensão total, que fazem a integração com os outros modais: metrô e BRTs TransOeste, TransCarioca e TransOlímpica.
A linha denominada "Circuito Azul" começa com uma integração modal com a Estação Jardim Oceânica do metrô e vai até o Recreio Shopping. São 18 estações em 18,9 km de extensão, sendo monotrilho interligado com a TransOeste a partir da Alvorada. No "Circuito Vermelha" o monotrilho faz a integração modal com a TransCarioca, na Alvorada, e, com a TransOlímpica, na Av. Salvador Allende. São 09 estações em 12,5 km.
Veja abaixo o vídeo institucional da Bombardier, feito pela Archigraph, apresentando o projeto:
Discussão interessante no Fórum SkyscraperCity. (Segundo a opinião da maioria, a chance é ZERO que se implemente).
Abs
4 comentários:
Muito bonito!
eu acompanho esse assunto mais de "insider", e o projeto q está valendo hj, defendido tanto por Gov Est qto Prefeitura é a extensão do BRT Transoeste (Sta Cruz - Cebolão) até o Jardom Oceânico.
Até onde sei, a idéia desse monotrilho - infelizmente - foi aposentada.
motivações:
- custo
- lobbies da indústria de ônibus (operadoras + fabricantes)
em termos estéticos, poluição sonora e visual, a diferença é incomensurável...infelizmente, vão enfiar esse BRT(corredor de ônibus) com uns carros + bonitinhos do q a média, mas ainda serão ônibus em cima de asfalto.
Poisé, infelizmente, esse monotrilho não se concretizará, o q é uma pena, pois tem toda a "cara" da Barra da Tijuca, só ia agregar, tanto pelo óbvio (mobilidade) quanto no quesito visual.
Abs
Aqui em SP o lobie sujo dos Brt's não tem vez
Temos 2 linhas do tipo em início de contrução, e projeto de outras 3.
Além dos Brt onde eles são convenientes, e só onde eles são convenientes. A boa arquitetura vem antes da grana.
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