terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fipe Zap de Julho

Saiu o famoso Fipe Zap de julho. À parte questoes especificas da metodologia (preço pedido e não preço efetivo de venda) e de um suposto "favorecimento" (nunca comprovado), sempre tem coisas interessantes.

No composto nacional, uma clara tendência de desaceleração:  2,7%, 2,6%, 2,3% e agora em julho: 2,1%. Nesse ritmo, estabilizaria em 10 meses. Quem dera se fosse simples assim, se tudo na vida fosse só uma extrapolação linear era molezinha...

O problema é que 2% a.m. ainda é um ritmo MUITO forte, até quanto vai esticar antes de estabilizar e inverter o sinal?

No Rio, 2,6% depois de 1 ano acima de 3% praticamente todo mes. Aluguéis não acompanham (apesar de tb subirem muito...) e com isso o indicador de aluguel (rental yield) se espreme mais um pouco: 0,42%.

Uma coisa importante (que todo mundo já percebeu, claro), o descolamento gritante entre o preço dos imóveis e o INCC:


Cabe uma ressalva aqui, se vc pegar uma janela de tempo maior, não é tão grande a defasagem, como visto neste post (Rio, 1998), e na fig. 17 deste outro post (Sao Paulo, desde 96). (E tb cabem ressalvas a essa ressalva, heheheh).

Analisando os bairros do Rio algumas curiosidades, como a abertura de gaps enormes entre bairros que sempre foram parelhos, como o caso de Tijuca x Freguesia (Jpa):

E tb Botafogo x Barra:

Outra curiosidade, pelo q eu vi, o bairro que mais subiu nesse período que o Fipe Zap cobre foi a outrora esquecida Glória: nada menos q singelos 178% desde jan/08. Teve mês q subiu 11%, quase 1 ano de CDI...

Abs

4 comentários:

Frank disse...

a tônica dos GAPs é:

Baixada de Jacarepaguá X resto da cidade.

1 explicação (provalmente a + importante) = mobilidade urbana.

com a piora no trânsito, está praticamente impossível morar na Baixada de Jaca e ter compromissos em outros bairros durante a semana.

outra explicação: oferta galopante de novas unidades à venda, nessa região com muitos terrenos e empreendimentos novos.

Andre disse...

Bom ponto, apesar de o transito vir piorando há muitos anos (vendas de carros bombando), foi só abrir as torneiras do credito imob. pro povo fazer o trade Longe do Centro x Perto do Centro.

Abs

Andre disse...

[off]
Frank,

Copiando do forum p/ facilitar:

"Concordo com vc que um forum p/ 2 usuarios é usar um canhão p/ matar mosca.

Mas temos um problema, tem pessoas q preferem o forum (foi criado a pedido desses), e outras q preferem o blog... E agora?

Ambos tem vantagens e desvantagens."

Abs

Frank disse...

entendo q não se possa agradar a todos, mas cabe a vc, dono do endereço, escolher a melhor forma.

acho q ficar com 2 locais para debates em paralelo é a pior solução.