quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Quantidade de imoveis à venda e para alugar no ZAP

Update: este post foi atualizado aqui (com dados de outros meses).


Numero de ofertas de venda e de aluguel no Zap, por bairros do Rio, nos meses de fev/2008 (o mais antigo disponivel) e de jul/11 (o mais recente):

Todas aumentaram, mas as de aluguel num ritmo bem maior (ao contrário do q o senso comum nos faria supor).

Não sei se dá pra tirar muita conclusão disso (ou talvez eu é q esteja com preguiça de pensar... hehehh).

Abs

9 comentários:

Anônimo disse...

pode ser que em 2008 ninguém usava o zap para aluguel, pode ser que continuem usando pouco até hoje, ou pode ser outra coisa.
Teria que ver a série toda pra perceber isso, e ir a campo pra verificar se o zap é uma boa aproximação da realidade em quantitativos.
Estranho Ipanema outliner neste seu índice.

jaosilva disse...

Nesta matéria o Creci-SP fala pela 1º vez de queda no preço médio dos imóveis usados. Acho que o preço chegou no teto. Acho q a tendência agora é estabilizar e uma possível queda, talvez não tão grande. Mas se cair uns 10% mais a inflação do período já dá uma queda boa.

http://noticias.r7.com/economia/noticias/venda-de-imoveis-usados-cai-pelo-3-mes-seguido-em-sp-20110803.html

Andre disse...

A reportagem fala de queda de 26% nos mais simples e subida de 32% nos mais caros...

De um mes pro outro? Dificil... Provavelmente usam uma amostra muito pequena. Se vc olhar no zap, q usa uma amostra bem maior ve uma curva muito mais suave.

No Rio tb aparece queda/subida de 10 ou 15% por mes no grafico de acompanhamento do jornal O Globo. Provavelmente o mesmo problema: amostra muito pequena.

Vamos aguardar, a reversão de vendas já está acontecendo, mas ainda não a de preços (parece).

Abs

jaosilva disse...

Andre,

O período a que me refiro é de 1 ano pra cima. Sei q de um mês pro outro não representa uma tendência, ainda mais que é apenas 1 mês. Nos próximos pode voltar a subir.

Mas o q eu quis ressaltar eh esse 1º anuncio de queda.

É que, geralmente, pelo que eu tenho notado (posso estar errado), as quedas de preço em um mercado afetam 1º os mais "baratos".

E parece isso q a pesquisa mostra. A queda, se ocorrer, 1º vai ser nos segmentos mais baixos.

Ou não.

Anônimo disse...

perfeito joaosilva, o dominó que levou os AAAs pra cima é o mesmo que vai derrubar eles. Mesma causa, mesma cosnequencia, apenas os sentidos são opostos. Poderia aplicar um teste de Granger nisto, mas acho que não vale o trabalho.

Andre disse...

Talvez a conclusao mais logica e direta deste post seja: o aumento da popularidade do Zap como veiculo, tanto pra venda, quanto pra aluguel.

Abs

Anônimo disse...

se venda e alguel aumentam na mesma proporção, é valida a lógica do indice.
De todo jeito os números de venda são grande, mesmo considerando os repetidos, aí só quem é do bairro pode dizer se é próximo ou não da realidade.

Na medida que populariza, canibaliza, o Zap fica parecendo aquelas casas com 3,4,5 tabuletas de vende penduradas.

Não deixa de ser indicador, só tem que ver o que está indicando.

Anônimo disse...

pera ai
so existiam 40 aps pra alugar em copacabana em 2008?!

acho que o zap só se consolidou em 2010, acho que essa análise só faz sentido a partir de 2010

Andre disse...

Anonimo,
neste outro post eu coloquei dados de 2010:

http://housingmarketbr.blogspot.com/2011/08/quantidade-de-imoveis-venda-e-para_19.html

Botei o de 2008 pq é o primeiro dado disponível e eu gosto de olhar a maior janela de tempo disponível (e mesmo assim, 3 anos ainda é bem pouco).

Mas é claro q existe sim esse problema de baixa popularidade do Zap em 2008 como veículo de divulgação de ofertas.

Abs