quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sobre índices de preços de imóveis

Talvez seja surpresa para alguns desinformados (como este) que ficam perambulando pelos blogs por aí sem acrescentar nada, mas alguns índices oficiais de preços de imóveis usam média móvel:

1 - O Fipe-Zap usa, de 3 meses, conforme já foi indicado anteriormente por aqui;

2 - O "desconhecido" Case-Shiller americano tb usa, e tb de 3 meses:
"This index family includes 20 metropolitan area indices and two composite indices as aggregates of the metropolitan areas. These indices are three month moving averages.", tirado daqui;

3 - O alemão Hypoport German House Price Index (HPX), idem:
"Monthly data are smoothened out with a 3-month lagging moving average, calculated on the basis of sales expressed in square meter terms, and are based on 100 at August 2005.", conforme lê-se aqui, pág 25.

Sobre este último eu tirei deste excelente paper do NATIONAL HOUSING BANK indiano. Recomendo, muito bom pra quem quer se aprofundar no assunto.

Abs

4 comentários:

Anônimo disse...

André, média movel é um critério legitimo, mas tem que ser usado com responsabilidade.

O Mês em questão voce tinha um espirro em abril de +12% (total outliner) e depois dois meses de queda seguidos, a média movel indica aumento em função do outliner, mas a tendência é claramente uma queda, mas tudo bem, quero ver como será o mes que vem sem os +12% para ajudar!

Andre disse...

Anônimo,

a media móvel é pra suavizar o índice, TANTO PRA CIMA QUANTO PRA BAIXO. Além do +12% tb teve -5%. Isso é normal? Queda de 5% em apenas UM MES? Nao, nao é.

Todos os indices de imoveis do BR mostram reversão de tendência (e eu indiquei isso no próprio post), no caso ainda é uma desaceleração, mas em breve fará o topo e depois cairá. Daí todo mundo fica feliz.

Pq TODOS os índices de imoveis q eu vejo mostram movimentos leves mensais e SÓ ESSE mostra essa loucura toda?

Sugestão: pq vc nao corre atrás de saber o PORQUE de ter dado +12% em abril? Pq vc não pesquisa e tenta descobrir a metodologia do Creci-SP e pq o indice deles tem um comportamento tão agressivo? Depois vc compartilha suas descobertas com a gente.

Essa "herança maldita" daquele outro blog me incomoda bastante. Aqui NÃO TEM torcida, e praticamente não tem opiniao (minha). A "linha editorial" do blog é INFORMAÇÃO, DADOS e os leitores q tirem as suas próprias conclusões.

Em vez de ficar achando q tem "manipulação" em alguns posts, pq vc não vê outros posts, como por ex. esse, que mostra um raciocínio que, caso se confirme, tem potencial p/ derrubar BASTANTE os preços imóveis num futuro próximo.

Esse, pra mim, foi um dos mais interessantes posts do blog e, incrivelmente, nao deu ibope. Inclusive deixei uma pergunta em aberto nos comments.

Abs

Anônimo disse...

este blog eh que nem como falaram no bolha, ele finge ser serio com graficos e coisas elaboradas, mas na verdade fica tentando tapar o sol com a peneira

kkkkkk

Andre disse...

Anonimo,

foi só isso q vc conseguiu pensar? Num tem como fazer uma crítica mais embasada não? Essa (falta de) argumentação não leva a nada...

Cada macaco no seu galho.

Aqui é pra quem curte finanças, economia, estatística e até um pouco de demografia. Se não gosta, é só clicar naquele X vermelho no canto direito superior da janela.

Lá naquele outro blog vcs podem ficar falando sobre iogurtes e novelas.

Melhor assim né?

Obs.: parabéns, em sua homenagem acabei de ativar a moderação de comentários. Não achei q ia precisar chegar a esse ponto, mas precisou, infelizmente.

Abs